quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Criança pode praticar musculação?

Sim, pode, mas eu não gosto.

Quando penso em treinamento para crianças, a primeira preocupação que me vem à mente, é o fator segurança.

A criança tem um sistema locomotor ainda em formação e, se para nós adultos, um treinamento extenuante é prejudicial, imagina para uma criança! Por isso, esse tipo de treinamento tem que ser muito bem orientado, evitando cargas e volumes excessivos.

Mas, vou analisar os benefícios dos exercícios com pesos.

Em relação à segurança, existem trabalhos muito bem conduzidos na literatura, que estudaram crianças em treinamento com pesos. Nesses estudos, a musculação foi a modalidade escolhida pois, é a melhor para treinamento de força, e, o melhor equipamento são os pesos e barras, pois as máquinas são dimensionadas para um corpo adulto.

A conclusão foi que os riscos para a saúde da criança são mínimos, pois as cargas, amplitude e ritmo dos exercícios são totalmente adaptáveis às necessidades de cada criança.

As sobrecargas no aparelho locomotor, são apenas para estimular o fortalecimento, com grande margem de segurança para manter a integridade dos músculos, tendões, ligamentos, cartilagens e ossos.

Os treinos com pesos, estão entre os mais seguros, pois não existem torções de vários segmentos do corpo em movimento, acelerações ou desacelerações bruscas, choques corporais com outros praticantes e nem perigo de queda, comuns em esportes como basquete e futebol, por exemplo.

Não foi comprovado cientificamente de que a musculação poderia esmagar ossos, cartilagens, romper ligamentos e tendões ou ainda prejudicar o crescimento, já que os exercícios com pesos, estão entre os que mais estimulam a liberação do hormônio do crescimento.

Segundo O Dr. José Maria Santarém, "os benefícios do treinamento com pesos para crianças e adolescentes estão atualmente identificados, entre eles o desenvolvimento da força, da resistência e da flexibilidade; o melhor equilíbrio de forças nas articulações; a profilaxia de lesões esportivas; e a menor probabilidade de desenvolvimento da osteoporose na velhice".

Os treinos de musculação para crianças e adolescentes são perfeitos quando estes precisam de uma reabilitação ou para evitar lesões em atletas. Nesses casos, na minha opinião, não existe modalidade melhor.

Mas, acredito que, quanto mais esportes a criança conhecer, mais ela terá domínio sobre seu corpo, como noção de espaço-tempo e coordenação. Terá um maior o convívio social, respeito às regras, atitude desportiva, ou seja, ela estará mais preparada para a vida.

A musculação exige um pensamento maduro por parte dos praticantes, coisa que os adolescentes não têm. Eles adoram, por exemplo, disputar, entre a "turma", quem consegue levantar mais peso. Aí sim o perigo de lesão aumenta...E muito!!

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Museu do Ipiranga.






















Da esquerda para direita:
1- Eu e Jadzia Dax (Jade, para os mais íntimos...rsrsrs). Atrás, os jardins e o chafariz.
2- Eu, Jade e Bruno.
3- Eu e a Jade em frente ao Museu.
4- Eu e Dolores, minha tia, caminhando em direção ao mausoléu.
5- Museu do Ipiranga.

Que tal uma caminhada cultural?

O Museu Paulista da USP, mais conhecido como Museu do Ipiranga é um ótimo passeio.

Inaugurado em 1890, tem um acervo permanente com pinturas, fotos, gravuras, estátuas, mapas, maquetes, documentos, carros antigos, peças utilitárias de época como louças, móveis, enfim, são mais de 125.000 unidades, entre objetos, iconografia e documentação arquivística.

Atrás do Museu, existe uma pista de terra, ótima para quem quer fugir do sol. Você corre e caminha sob a sombra das árvores, e , se tiver um pouquinho de sorte, vai ver muitos macaquinhos pulando e brincando entre elas.

À frente, tem um lindo jardim com chafariz, que está muito bem cuidado e foi inspirado nos jardins barrocos franceses como o de Versailles.
Aqui, a pista é cimentada e é pra quem gosta de sol. Um boné e protetor solar neste caso, é essencial.

Mais à frente do Museu, do outro lado da rua, está a Casa do Grito, construída em pau-a-pique.

Sob o Monumento à Independência, existe um mausoléu onde se encontram os túmulos de D. Pedro I, D. Leopoldina e D. Amélia de Beauharnais.

Nessa parte do Museu, dá para andar de bicicleta, skate e empinar pipas. Observe aqui, as casas dos joões-de-barro.

Olha, pode não parecer, mas é uma boa caminhada. Quando levei meus tios, que não moram aqui no Brasil, pra visitar o Parque, demorou mais ou menos umas três horas. Uma hidratação, principalmente agora no calor, é fundamental. Existem bebedouros distribuídos pelo caminho, mas eu prefiro comprar uma água de coco das barraquinhas que ficam fora do parque...rsrs...

Museu Paulista da USP
Parque da Independência, s/n.º - Ipiranga - Caixa Postal 42.403 -
Tels.: (011) 2065-8000
www.mp.usp.br

De 3ª a domingo, das 9h00 às 17h00.
Ingressos: adultos R$4,00 e estudantes R$ 2,00
Entrada gratuita no 1º e 3º domingo de cada mês, menores de 6 anos e maiores de 60.


sábado, 15 de novembro de 2008

É amanhã!!

Amanhã, terá a 11ª Campanha Nacional Gratuita em Diabetes, de detecção, orientação, educação e prevenção das complicações.

Haverá testes, orientações e palestras.

Para os diagnosticados em Diabetes, haverá exame de vista, exame dos pés, exame bucal, testes de colesterol e medida de pressão.

Quando:

16/11/08 das 8 as 17 hrs

Onde:

Colégio Madre Cabrini
R Madre Cabrini, 36
V Mariana
Estação V Mariana do metrô.

Maiores informações nos telefones: 5549 6704 e 5572 6559
Ou pelo site: www.anad.org.br

Bjus e boa sorte no teste!! :)

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Diabetes e exercícios.



Diabetes é a falta ou insuficiência de insulina no sangue ou a incapacidade da insulina de cumprir sua função.

A insulina modifica a estrutura da glicose (açúcar), para esta conseguir entrar na célula e daí gerar energia para o corpo. Quando isso não acontece e ingerimos açúcares, ficamos hiperglicêmicos, ou seja, há aumento de glicose no sangue e isso causa distúrbios no metabolismo.

É uma doença crônica, ou seja, é para toda a vida e existem dois tipos: a do tipo 1 é quando a pessoa diabética é tratada com insulina (insulino-dependente), e a do tipo 2 é quando o pâncreas, órgão que produz a insulina, consegue produzir alguma quantidade, então, a medicação usada para o diabético tipo 2 tem por objetivo estimular este órgão a produzir insulina.

É comprovado cientificamente que pessoas que praticam atividades físicas moderadas diminuem consideravelmente as chances de ter diabetes e as que já têm a doença, diminuem em até mais de 2 vezes as chances de morrer por causa dela.

Pesquisadores do Cooper Institute of Aerobics Research, de Dallas, EUA, comprovaram que a atividade física aumenta a sobrevivência de pessoas diabéticas tipo 2.

De acordo com o trabalho, os diabéticos que não têm ou têm pouca atividade física apresentam uma probabilidade 2,1 vezes maior de morte do que os demais, porém, o risco de morte diminui à medida que melhora o condicionamento físico.

A recomendação é que diabéticos façam em média 30 minutos de atividade física moderada por dia, que pode ser acumulada em alguns dias da semana, ou seja, se você for usuário de uma academia, você pode fazer um programa de treinamento que inclua, por exemplo, 60 minutos de musculação, 30 minutos andando na esteira e 15 minutos de alongamento, 2 vezes por semana.

Tranqüilo, não é mesmo? O que? Nãããão? =P

Tá bom...Tá bom...Vamos lá!

Que tal 40 minutos de musculação, 20 minutos de bicicleta e 10 minutos de alongamento, 3 vezes na semana?

Agora tá fácil!!! rsrsrsrs

Mas não se esqueça. Faça isso depois, é claro, de consultar um médico antes de iniciar a programação de exercícios.

Bjs.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Posso comer depois do treino?


Pode não. Deve!

Após o treino seu corpo está quebrando substratos para obtenção de energia, e se não tiver carboidrato disponível ele quebrará proteína, ou seja, músculo.

É nessa fase, até uma hora depois do treino, que devemos ingerir carboidratos e proteínas, pois o corpo aproveita ao máximo as substâncias dos alimentos, aproveitando melhor a energia consumida e recuperando nossos músculos.

Uma boa pedida são as barrinhas. Existem basicamente quatro tipos: as de cereais, as de proteínas, as energéticas e as dietéticas.

As barras de cereais apresentam uma grande quantidade de fibras e carboidratos de rápida absorção pelo organismo, por terem essa grande quantidade de fibras, elas ajudam a baixar o nível de colesterol, combatem os radicais livres e ajudam a eliminar as toxinas. São ótimas como lanche, mas não são tão boas para serem consumidas durante o treino.

As barras energéticas têm uma menor quantidade de fibras e uma grande quantidade de carboidratos de cadeia longa que são absorvidos lentamente pelo organismo. Fornecem uma grande quantidade de energia diminuindo a fadiga e preservando sua massa muscular. É ideal para ser consumida durante os treinos.

As barras protéicas são ideais para o pós-treino, pois são ricas em proteínas e carboidratos, recuperando os músculos.

Existem também as barras ligth e diet. As barras light têm um baixo teor de gordura e de calorias. Elas são nutritivas e qualquer pessoa pode consumir essas barras, mas não são ideais para quem treina, devido ao seu baixo valor calórico. Já as diet, é para pessoas com restrição ao consumo de açucares, por isso é necessário atenção, pois, por causa da diminuição desse açúcar, muitas vezes elas possuem maior teor de gordura, sendo mais calóricas do que as barras similares normais.

Tome cuidado com a quantidade de barrinhas ingerida durante o dia. Elas são saudáveis, mas também têm calorias e não servem para substituir nenhuma refeição, como vejo muita gente fazendo por aí.

Um nutricionista irá indicar quantas delas você poderá comer, dependendo do seu treino e do seu objetivo.


Até !! ;)