segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Feliz Natal e um excelente Ano Novo!! =D


Meus queridos amigos:

Lá se vai mais um ano e quero agradecer à todos aqueles que me ajudaram a crescer juntamente com este blog, mandando sua dúvida, questionando, participando, comentando, lendo.

Quero agradecer a todos os meus alunos e ex-alunos que acreditam no meu trabalho, me incentivam, me questionam, me emocionam, me ensinam. Vocês são mais que meus alunos. Vocês são a minha fonte de inspiração, meus grandes confidentes e amigos.

Agradeço também à minha família que sempre me apoiou em todas as minhas decisões, confiando na minha capacidade. Tudo o que sou hoje, agradeço à vocês.

Aos meus grandes amigos, parceiros de "café", de "padaria", de "chás gelados", meu muito obrigada por dividirem alguns dos seus poucos momentos livres comigo.

À todos àqueles que me deixaram invadir seus emails e computadores, meu muito obrigada, de coração!!

Esse ano pra mim foi de muito aprendizado, de grande desafios e descobertas e desejo que em 2009:

-seus sonhos se realizem;
-seus limites sejam ultrapassados;
-seus objetivos sejam alcançados;
-sua família esteja sempre em sua mente e coração, inclusive os que já se foram;
-sua saúde seja perfeita;
-seu amor descoberto ou reafirmado;
-seu corpo, mente e espírito estejam em perfeito equilíbrio;
-suas feridas estejam cicatrizadas;
-seus erros estejam perdoados;
-que você seja compreendido;
- e que suas promessas sejam cumpridas...principalmente aquele primeiro ítem da listinha..."malhar mais" ou "voltar a malhar"...hahahaha...

Um Feliz Natal e um maravilhoso Ano Novo!!

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Respondendo às perguntas do Mauro e do Bruno...

Achei muito interessante as perguntas do Bruno e do Mauro na minha postagem anterior, então resolvi responder por aqui, pra ficar visível pra todo mundo.

As perguntas foram: "E se ao invés de ar condicionado tiver ventiladores ? da na mesma ?" e "Treinar com ar condicionado? Mas isso não é ruim?".

Tanto ar condicionado como ventilador são bons mecanismos de ajuda para o corpo na perda de calor.

Só que no caso do ventilador, a gente perde calor porque o ar aquecido que está em volta da nossa pele é constantemente "empurrado" por um ar "mais frio" dando aquela sensação de frescor e facilitando a perda de calor do corpo para o ambiente. O "mais frio" está entre aspas porque num é um ar mais frio, na realidade é o mesmo ar que está no ambiente, um ar não resfriado.

Já o ar condicionado, faz com que o ar do ambiente que você vai treinar já esteja mais frio e aí quando você se exercita e produz calor, o seu corpo, que está mais quente, troca calor com o ar mais frio do ambiente.

É claro que o ar condicionado deve estar numa temperatura agradável...Se você estiver num dia de calor intenso e o ar estiver tão gelado que você sente frio ao treinar, aumente um pouco a temperatura ambiente. Eu não conheço nenhum estudo que diz que ar condicionado faz mal à saúde.

O corpo se adapta à tudo, e com a temperatura não é diferente.

Esse "estresse térmico" de forma repetida, promove ajustes termoreguladores que fazem das pessoas mais treinadas em lugares quentes ou frios, sentirem menos calor ou menos frio do que as pessoas não treinadas.

Vocês já repararam nos quenianos correndo a maratona em dia de calor causticante? Eles nem se importam...enquanto isso, dá uma olhada nos europeus como sofrem...É o mesmo ajuste termoregulador, só que aqui, é um país inteiro "treinado" para temperaturas mais quentes ou frias...

Espero ter respondido às suas dúvidas, qualquer coisa, pode me falar!! ^^

Bjus.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Exercícios no calor.


Me reidratando depois de uma bela caminhada pela praia...rssrsrs.










Estamos enfrentando dias muito quentes, não é mesmo?

Mas, é saudável treinarmos nesse calor?

Quando nos exercitamos, estamos aumentando nosso metabolismo e com isso aumentamos também nossa temperatura. Aí é que está o maior desafio do nosso corpo. Manter a temperatura ideal, eliminando este calor.

E como ele faz isso?

Suando.

Então, nada impede a prática de exercícios em dias muito quentes, mas precisamos tomar mais cuidado, como por exemplo, tomar mais água, pois o corpo elimina muito líquido pela evaporação do suor, se desidratando.

A reposição de água deve ser feita antes, durante e depois dos exercícios.

Outro ponto importante são as roupas a serem usadas.

Elas devem ser curtas, leves e folgadas permitindo que o ar circule perto da pele e facilitando a evaporação do suor. As cores devem ser claras, porque refletem os raios solares.

Se for exercitar-se em lugares abertos, um boné é imprescindível, mas deve permitir que o suor da cabeça se evapore. Os melhores são de dry-fit.

Em ambientes fechados o ar condicionado é muito benéfico, porque mantém a temperatura do ar mais baixa do que a do corpo, facilitando a perda de calor.

Até a próxima! ;)