terça-feira, 14 de abril de 2009

Dobras cutâneas


O Bruno, a Bruna e eu no Pizza Hut...

Alimentando as dobrinhas cutâneas...hihihihi...droga =P





Este é um outro método para medir a gordura corporal.

É feito com um aparelho que parece uma pinça gigante, mais comumente chamado de adipômetro.

O avaliador mede a sua gordura pegando uma dobra específica do seu corpo com o polegar e o indicador da mão esquerda, como se fosse um beliscão agarrando uma dobra de gordura e com a mão direita mede a espessura dela com o aparelho.

O avaliador mede várias dobras em lugares estratégicos, como por exemplo aquela dobra atrás das costas ou na barriga perto do umbigo ou dentro da coxa, etc...Ele mede uma a uma e daí saem 2 medidas que podemos utilizar para uma avaliação. Uma é a medida crua, do valor absoluto que sai do aparelho. Essa a gente pode usar como comparação. Assim, da próxima vez que o avaliador fizer o teste, ele sabe, por comparação, se você emagreceu e em qual local do corpo o resultado foi melhor.

A segunda medida, é aquele que nos dá o percentual de gordura corporal e é feita aplicando os valores absolutos de todas as dobras cutâneas em uma fórmula.

A vantagem, comparado com o método anterior que eu expliquei (o da bioimpedância), é que neste você consegue avaliar melhor a distribuição da gordura no corpo, e, as desvantagens, no meu ponto de vista, é que eu me sinto bem constrangida por uma pessoa ficar pegando nos meus pneuzinhos...bem...acho que ninguém gosta, depois tem uns lugares que doem (pelo menos pra mim, como nas pernas), e por último, se mudar o avaliador, muda um pouco os resultados, porque cada profissional tem uma maneira de pegar as dobras...uns mais fortes ou até com pequenas mudanças no local e isso já faz diferença.

Para mim, as vantagens do aparelho de bioimpedância é que ele é bem mais rápido, você faz com qualquer roupa e não tem ninguém beliscando suas gordurinhas ( se bem que de vez em quando isso é bom...hihihihi...ARGH!!! Bom nada!!! Não precisa ficar me lembrando disso!! hahaha).

Até a próxima!!!

domingo, 5 de abril de 2009

Bioimpedância.




Esse é o meu aparelho de bioimpedância que uso nos meus alunos...
É através dele que sei se meus treinos estão adequados...é um grande aliado!



À pedidos, hoje falarei sobre um teste que mede a gordura corporal, chamado teste de bioimpedância.

Como disse na postagem: "Cuidado!! Suar não emagrece!!", o peso que a gente mede na balança é ilusório e não podemos nos basearmos neste peso, tudo porque a balança não mede a quantidade de gordura corporal e é isso que é importante para sabermos se estamos saudáveis ou não.

De acordo com aquelas tabelas de peso x altura, uma pessoa poderá estar no seu "peso ideal"... só que não existe "peso ideal", existe percentual de gordura adequado à sua faixa etária e sexo.

Mas como medir essa taxa de gordura?

A bioimpedância é feita por um aparelho que emite uma corrente elétrica imperceptível ao corpo. Essa corrente, quando passa pela gordura, pela água e pela massa magra (aqui estou incluindo músculos, ossos, órgãos, etc), é atrasada de modos diferentes, então ele mede esses sinais elétricos e dá o seu percentual e peso em gordura.

Essa é a medida mais importante para você saber se seu treino e dieta estão adequados.

Muitas vezes, quando você começa a treinar, principalmente musculação, seu peso aumenta, mas, na maioria das vezes as suas roupas estão mais largas. Isso se dá porque você está aumentando a sua massa muscular, que é mais pesada e menos volumosa e diminuindo a sua gordura, que é mais leve e mais volumosa.

É simples comprovar isso...Peça ao açougueiro pesar 1kg de gordura e 1kg de carne...Você verá que a gordura tem volume maior.

Então, quando acontece de você aumentar seu peso mas diminuir medida, você está no caminho certo...Vá em frente!!

O percentual de gordura ideal, varia de acordo com a idade e sexo. Só para ter uma noção, é considerado bom o homem que está numa faixa de 15 a 24% do seu peso corporal em gordura. A mulher, fica entre 22 e 31%.

A notícia ruim é que nem todos podem fazer esse teste. Pessoas com implantes eletrônicos, como por exemplo, um marcapasso, não podem medir, por isso, antes de fazer a bioimpedância, consulte o seu médico.

Até!!

Ahhh!!!! Vocês se lembram daquela postagem que coloquei aqui no ano passado, "Banana não cura câimbras"? Pois é, por causa dela, fui entrevistada pela revista A+. A reportagem se chama "o conto da banana" e está na revista de abril, ano 9, nº 384.
Eu vou copiar a matéria e colocar aqui, mas só vou conseguir postar na semana que vem...se alguém tiver a revista, já pode dar uma olhada... ;)