quinta-feira, 4 de junho de 2009

Barulho nas academias.


Eu e o Mauro.

Meu companheiro até no sofrimento dos treinos de musculação...








Olá.

Treino com o meu irmão na Academia Nível A, que fica aqui perto de casa e hoje aconteceu algo que, embora seja engraçado, acho bem trágico.

Estávamos fazendo um exercício de costas, nos revezando no aparelho, quando percebi que algo me incomodava: o barulho excessivo na sala.

Imaginem vocês, umas 200 pessoas conversando na sala de musculação, mais o som "ambiente" (que de ambiente não tem nada) da própria sala de musculação, mais o barulho vindo da rua, mais o barulho dos equipamentos ligados (esteiras etc), mais dois professores dando aula nas respectivas salas de spinning (bicicleta) e ginástica, ambos gritando em seus microfones palavras de incentivo.

Me senti num hospício! Então pensei: por que não dar uma de louca?

Fiz um teste. Comecei a gritar pro Mauro (coitado, rsrsrsrs), as mesmas palavras de "incentivo" que ouvia das salas:

"U-HUUUUU!!!!! VAMULÁ, VAMULÁ, VAMULÁ!!!!!!!! YESSSS!!!"

Sim, essas são as palavras de incentivo dadas aos alunos que respondem com outros gritinhos...não é nenhum "diálogo" copiado de filmes pornôs, como muitos de vocês pensaram. rsrsrsrs

Qual foi o meu espanto quando percebi que não chamei a menor atenção na sala...caimos na risada, eu e meu irmão.

Isso me fez pensar. O que as academias vendem?

A primeira palavra que me vem à cabeça é saúde. Depois bem-estar seguido de confraternização (conhecer pessoas, integrar-se), relaxamento (no sentido de ter um lugar para esquecer dos problemas, desestressar), uma hora que você reserva exclusivamente pra você mesmo ou dividir com pessoas importantes na sua vida.

Então, por que toda essa loucura? Por que tanto barulho? Tanto estresse?

Deixo claro que não é apenas na academia que treino que esse problema existe. Na Bio-Rítmo tem um DJ tocando "puts puts" ao vivo na sala de musculação! Parece mais uma balada do que academia, pra ficar completo, só falta apagarem as luzes! (rsrsrs...é bom não dar ideia).

Com a invenção de "ipods" tão minúsculos e leves, não acho justo que eu tenha que ouvir um monte de músicas ruins, muito menos tenho a necessidade de ter alguém gritando comigo.

Infelizmente, não achei nenhuma pesquisa específica sobre o barulho nas academias, mas tenho certeza de que é prejudicial à saúde.

Fiz os exercícios o mais rápido que pude, não vendo a hora de chegar em casa, sentir o silêncio e finalmente poder relaxar depois de um dia cansativo de trabalho e estudos.