sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Dor de veado, dor de burro, dor de facão...mas é cada nome!! hahahaha


Olá!

Hoje vou esclarecer o que acontece quando a gente sente aquela pontada aguda do lado do abdômen, embaixo das costelas, quando fazemos algum esforço físico.

Essa dor tem todos esses nomes: dor de burro, de veado, de facão e se eu pesquisasse mais, tenho certeza que acharia outros nomes, mas vamos ao que interessa: que dor é essa?

Bem, existem 3 fatores que podem desencadear essa dor.

Uma delas é uma espécie de cãimbra no diafragama.

Diafragma é um músculo que fica entre a cavidade abdominal e torácica como se estivesse dividindo seu tronco horizontalmente ao meio, separando o abdômen do peito e é o principal músculo responsável pela respiração. Por isso, quando não estamos bem treinados e forçamos numa corrida, por exemplo, o diafragma que não está acostumado ao sobe e desce de uma respiração mais forte, tem essa espécie de cãimba nos forçando a diminuir o rítmo.

Outro motivo é uma insuficiência circulatória.

O coração, que não está muito "treinado", não consegue completar o bombeamento do sangue devido ao esforço que recebe, então, o sangue venoso pode ficar acumulado em dois órgãos: o fígado (quando a gente sente a dor do lado direito) e no baço (quando a gente sente a dor do lado esquerdo).

Ainda tem um outro motivo: digestivo.

Quando a gente come, o sangue se concentra nos órgãos abdominais congestionando-os. Se a gente não respeita esse processo de digestão, que dura entre 3 e 4 horas depois das principais refeições, sentimos essa mesma pontada.

Em todos os casos, a dor serve para alertar que algo não está correndo bem e fazer diminuir o rítmo.

Portanto preste sempre atenção no que o seu corpo lhe diz . Na maioria das vezes insistir na atividade não é um bom negócio.

Bjs! =D