sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Dor de veado, dor de burro, dor de facão...mas é cada nome!! hahahaha


Olá!

Hoje vou esclarecer o que acontece quando a gente sente aquela pontada aguda do lado do abdômen, embaixo das costelas, quando fazemos algum esforço físico.

Essa dor tem todos esses nomes: dor de burro, de veado, de facão e se eu pesquisasse mais, tenho certeza que acharia outros nomes, mas vamos ao que interessa: que dor é essa?

Bem, existem 3 fatores que podem desencadear essa dor.

Uma delas é uma espécie de cãimbra no diafragama.

Diafragma é um músculo que fica entre a cavidade abdominal e torácica como se estivesse dividindo seu tronco horizontalmente ao meio, separando o abdômen do peito e é o principal músculo responsável pela respiração. Por isso, quando não estamos bem treinados e forçamos numa corrida, por exemplo, o diafragma que não está acostumado ao sobe e desce de uma respiração mais forte, tem essa espécie de cãimba nos forçando a diminuir o rítmo.

Outro motivo é uma insuficiência circulatória.

O coração, que não está muito "treinado", não consegue completar o bombeamento do sangue devido ao esforço que recebe, então, o sangue venoso pode ficar acumulado em dois órgãos: o fígado (quando a gente sente a dor do lado direito) e no baço (quando a gente sente a dor do lado esquerdo).

Ainda tem um outro motivo: digestivo.

Quando a gente come, o sangue se concentra nos órgãos abdominais congestionando-os. Se a gente não respeita esse processo de digestão, que dura entre 3 e 4 horas depois das principais refeições, sentimos essa mesma pontada.

Em todos os casos, a dor serve para alertar que algo não está correndo bem e fazer diminuir o rítmo.

Portanto preste sempre atenção no que o seu corpo lhe diz . Na maioria das vezes insistir na atividade não é um bom negócio.

Bjs! =D

8 comentários:

Fernando Salvio disse...

Legal! Bom saber. Abraço

Fazollo disse...

Oi Moniquinha, obrigado pelo esclarecimento... gosto muito de correr e meus filhos herdaram essa paixão... nunca soube explicar os motivos dessa dor. O mais engraçado disso é que comecei a correr muito novo, creio eu que aos 10 anos e quando perguntava aos corredores, ninguém sabia responder. Cheguei a receber uma dica absurda para que essa dor desaparecesse: colocar uma moeda por dentro do short, na direção da dor hahahaha Coisas do povo antigo, mandingas!! rsrsrs
Valeu mesmo! Grande abraço!!

Noticias e Etc... disse...

Obg... Esse seu Post me ajudou muito numa pesquisa do colégio... E eu também estava muito curioso pra saber como ocorria essa dor misteriosa, na verdade quem é que não tem curiosidade sobre esse asssunto não é verdade?.. Beijão >>Mariane<<

Mônica Berimbau disse...

Obrigada Mariane!
Que bom que consegui te ajudar...
Um beijo!
=D

Ana Luize disse...

Olá Mônica,
Sempre faço aulas de Body Jump. No início, sentia muita "dor de facão", hoje não sinto mais.
Mas se parar de fazer a aula por algum tempo, ao voltar, olha a dor de novo.
Porque acontece isso? Os órgãos ficam "treinados" quando tenho mais resistência?
Gostei muito do seu blog.
Abraços,
Ana

Mônica Berimbau disse...

Oi Ana Luize!
Que bom que você gostou do meu blog...fico muito contente!
Quanto à sua pergunta a resposta é sim: quanto mais treinada você é, mais seus músculos são solicitados e por conseguinte órgãos como pulmão e coração ficam mais fortes e resistentes.
Quando você para de treinar, a tendência é que seus músculos voltem ao que era antes de quando você não treinava.
Mas tenho uma boa notícia pra você!
Quem já treinou um dia, volta mais rápido à condição anterior comparando com quem nunca treinou porque os músculos tem uma espécie de memória, ou seja, você vai voltar ao seu normal muito mais rápido do que quando começou.
Bjus!! =D

Lu Streit disse...

Oi MOnica, sou a Lu dos cupcakes!!! Vc deixou um comentário, mas não tem seu e-mail. O meu é lustreit@uol.com.br. Vc pode me enviar um e-mail para eu te responder? Obrigada!! Lu

Unknown disse...

Muito bom o post.