quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Respondendo às perguntas do Mauro e do Bruno...

Achei muito interessante as perguntas do Bruno e do Mauro na minha postagem anterior, então resolvi responder por aqui, pra ficar visível pra todo mundo.

As perguntas foram: "E se ao invés de ar condicionado tiver ventiladores ? da na mesma ?" e "Treinar com ar condicionado? Mas isso não é ruim?".

Tanto ar condicionado como ventilador são bons mecanismos de ajuda para o corpo na perda de calor.

Só que no caso do ventilador, a gente perde calor porque o ar aquecido que está em volta da nossa pele é constantemente "empurrado" por um ar "mais frio" dando aquela sensação de frescor e facilitando a perda de calor do corpo para o ambiente. O "mais frio" está entre aspas porque num é um ar mais frio, na realidade é o mesmo ar que está no ambiente, um ar não resfriado.

Já o ar condicionado, faz com que o ar do ambiente que você vai treinar já esteja mais frio e aí quando você se exercita e produz calor, o seu corpo, que está mais quente, troca calor com o ar mais frio do ambiente.

É claro que o ar condicionado deve estar numa temperatura agradável...Se você estiver num dia de calor intenso e o ar estiver tão gelado que você sente frio ao treinar, aumente um pouco a temperatura ambiente. Eu não conheço nenhum estudo que diz que ar condicionado faz mal à saúde.

O corpo se adapta à tudo, e com a temperatura não é diferente.

Esse "estresse térmico" de forma repetida, promove ajustes termoreguladores que fazem das pessoas mais treinadas em lugares quentes ou frios, sentirem menos calor ou menos frio do que as pessoas não treinadas.

Vocês já repararam nos quenianos correndo a maratona em dia de calor causticante? Eles nem se importam...enquanto isso, dá uma olhada nos europeus como sofrem...É o mesmo ajuste termoregulador, só que aqui, é um país inteiro "treinado" para temperaturas mais quentes ou frias...

Espero ter respondido às suas dúvidas, qualquer coisa, pode me falar!! ^^

Bjus.

Nenhum comentário: