terça-feira, 14 de abril de 2009

Dobras cutâneas


O Bruno, a Bruna e eu no Pizza Hut...

Alimentando as dobrinhas cutâneas...hihihihi...droga =P





Este é um outro método para medir a gordura corporal.

É feito com um aparelho que parece uma pinça gigante, mais comumente chamado de adipômetro.

O avaliador mede a sua gordura pegando uma dobra específica do seu corpo com o polegar e o indicador da mão esquerda, como se fosse um beliscão agarrando uma dobra de gordura e com a mão direita mede a espessura dela com o aparelho.

O avaliador mede várias dobras em lugares estratégicos, como por exemplo aquela dobra atrás das costas ou na barriga perto do umbigo ou dentro da coxa, etc...Ele mede uma a uma e daí saem 2 medidas que podemos utilizar para uma avaliação. Uma é a medida crua, do valor absoluto que sai do aparelho. Essa a gente pode usar como comparação. Assim, da próxima vez que o avaliador fizer o teste, ele sabe, por comparação, se você emagreceu e em qual local do corpo o resultado foi melhor.

A segunda medida, é aquele que nos dá o percentual de gordura corporal e é feita aplicando os valores absolutos de todas as dobras cutâneas em uma fórmula.

A vantagem, comparado com o método anterior que eu expliquei (o da bioimpedância), é que neste você consegue avaliar melhor a distribuição da gordura no corpo, e, as desvantagens, no meu ponto de vista, é que eu me sinto bem constrangida por uma pessoa ficar pegando nos meus pneuzinhos...bem...acho que ninguém gosta, depois tem uns lugares que doem (pelo menos pra mim, como nas pernas), e por último, se mudar o avaliador, muda um pouco os resultados, porque cada profissional tem uma maneira de pegar as dobras...uns mais fortes ou até com pequenas mudanças no local e isso já faz diferença.

Para mim, as vantagens do aparelho de bioimpedância é que ele é bem mais rápido, você faz com qualquer roupa e não tem ninguém beliscando suas gordurinhas ( se bem que de vez em quando isso é bom...hihihihi...ARGH!!! Bom nada!!! Não precisa ficar me lembrando disso!! hahaha).

Até a próxima!!!

Nenhum comentário: