domingo, 5 de abril de 2009

Bioimpedância.




Esse é o meu aparelho de bioimpedância que uso nos meus alunos...
É através dele que sei se meus treinos estão adequados...é um grande aliado!



À pedidos, hoje falarei sobre um teste que mede a gordura corporal, chamado teste de bioimpedância.

Como disse na postagem: "Cuidado!! Suar não emagrece!!", o peso que a gente mede na balança é ilusório e não podemos nos basearmos neste peso, tudo porque a balança não mede a quantidade de gordura corporal e é isso que é importante para sabermos se estamos saudáveis ou não.

De acordo com aquelas tabelas de peso x altura, uma pessoa poderá estar no seu "peso ideal"... só que não existe "peso ideal", existe percentual de gordura adequado à sua faixa etária e sexo.

Mas como medir essa taxa de gordura?

A bioimpedância é feita por um aparelho que emite uma corrente elétrica imperceptível ao corpo. Essa corrente, quando passa pela gordura, pela água e pela massa magra (aqui estou incluindo músculos, ossos, órgãos, etc), é atrasada de modos diferentes, então ele mede esses sinais elétricos e dá o seu percentual e peso em gordura.

Essa é a medida mais importante para você saber se seu treino e dieta estão adequados.

Muitas vezes, quando você começa a treinar, principalmente musculação, seu peso aumenta, mas, na maioria das vezes as suas roupas estão mais largas. Isso se dá porque você está aumentando a sua massa muscular, que é mais pesada e menos volumosa e diminuindo a sua gordura, que é mais leve e mais volumosa.

É simples comprovar isso...Peça ao açougueiro pesar 1kg de gordura e 1kg de carne...Você verá que a gordura tem volume maior.

Então, quando acontece de você aumentar seu peso mas diminuir medida, você está no caminho certo...Vá em frente!!

O percentual de gordura ideal, varia de acordo com a idade e sexo. Só para ter uma noção, é considerado bom o homem que está numa faixa de 15 a 24% do seu peso corporal em gordura. A mulher, fica entre 22 e 31%.

A notícia ruim é que nem todos podem fazer esse teste. Pessoas com implantes eletrônicos, como por exemplo, um marcapasso, não podem medir, por isso, antes de fazer a bioimpedância, consulte o seu médico.

Até!!

Ahhh!!!! Vocês se lembram daquela postagem que coloquei aqui no ano passado, "Banana não cura câimbras"? Pois é, por causa dela, fui entrevistada pela revista A+. A reportagem se chama "o conto da banana" e está na revista de abril, ano 9, nº 384.
Eu vou copiar a matéria e colocar aqui, mas só vou conseguir postar na semana que vem...se alguém tiver a revista, já pode dar uma olhada... ;)

6 comentários:

Lu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lu disse...

Oi, Mônica. Legal seu texto sobre bioimpedância e sobre a relação do ganho de massa muscular e aumento de peso na balança. Esou fazendo um treino para perda de peso, envolvendo treino intervalado na bicicleta e musculação e ginástica funcional, em dias alternados. Vc acha que o ganho de massa muscular é representativo logo nas primeiras semanas? Eu era sedentária antes e o treino tem uma intensidade boa. Já estou ganhando um condicionamento legal. Mas a perda de peso diminui consideravelmente nesta semana terceira de treino. Deve ser por este ganho de massar magra, não é? Haja vista que a minha alimentação está bem controlada. Qual sua opinião?Abraços.

Mônica Berimbau disse...

Oi Luciana!!
Eu acho que você está no caminho certo!!
Fazendo exercícios e controlando a alimentação não tem erro, você conseguirá chegar no seu objetivo.
O treino intervalado é ótimo para perda de peso, aliás, esse é um ótimo assunto pra colocar no blog...
Respondendo sua pergunta, sim, você percebe logo nas primeiras semanas o aumento da massa muscular, a gente já começa a ficar mais durinha, sabe? Certamente você já aumentou sua massa magra e aumentou, por consequência, seu metabolismo.
Por isso, não se assuste com esse aumento no peso, isso é normal, já que músculo pesa mais que gordura.
O melhor é você medir as suas circunferências, como por exemplo, cintura, coxa ou então, ter como medida uma calça jeans, se você tiver aumentado de peso mas a calça estiver mais larga, perfeito, você está emagrecendo...isso sempre dá certo!
rsrsrs
Bjus.
=D

Unknown disse...

Oi Mônica, td bom? Seguinte to a fim de fazer esse teste de bioimpedância, pois há uns 2 meses comecei a caminhar e correr praticamente todos os dias e gostaria de saber em qual médico devo ir (endócrino, cardiologista ou outros)? Bom nesses 2 meses perdi pouco peso (tenho 1,58m e 52kg) na balança (só 1 kg), mas tenho notado q estou mais "durinha". Espero estar no caminho certo!! Bjos

Mônica Berimbau disse...

Olá Poli!
Não sei se médicos possuem esse aparelhinho, mas sei que clínicas de estética têm, inclusive um bem melhor que o meu. Eles têm um aparelho que mede a gordura, massa magra, gorda, água e vísceras!
Eles colocam um eletrodo nos pés e nas mãos e a corrente percorre todo o corpo.
Sei que a Onodera tem, ou pelo menos tinha quando fui lá há algum tempo atrás...Não custa dar uma ligada pra eles e perguntar, quer dizer, se você for aqui de São Paulo.
Aliás, por falar em custar, normalmente esse teste é gratuito.
Um beijo e obrigada =D

Unknown disse...

Obrigada pela resposta Mônica!! Nossa não sabia que esse teste era de graça...sério? Onde posso fazer? Nas clínicas de estética? É que ando com o orçamento apertado, por isso nem to numa academia e sim correndo na usp mesmo...hahaha!! Sou de SP sim... Mais uma vez obrigada =]