quinta-feira, 4 de junho de 2009

Barulho nas academias.


Eu e o Mauro.

Meu companheiro até no sofrimento dos treinos de musculação...








Olá.

Treino com o meu irmão na Academia Nível A, que fica aqui perto de casa e hoje aconteceu algo que, embora seja engraçado, acho bem trágico.

Estávamos fazendo um exercício de costas, nos revezando no aparelho, quando percebi que algo me incomodava: o barulho excessivo na sala.

Imaginem vocês, umas 200 pessoas conversando na sala de musculação, mais o som "ambiente" (que de ambiente não tem nada) da própria sala de musculação, mais o barulho vindo da rua, mais o barulho dos equipamentos ligados (esteiras etc), mais dois professores dando aula nas respectivas salas de spinning (bicicleta) e ginástica, ambos gritando em seus microfones palavras de incentivo.

Me senti num hospício! Então pensei: por que não dar uma de louca?

Fiz um teste. Comecei a gritar pro Mauro (coitado, rsrsrsrs), as mesmas palavras de "incentivo" que ouvia das salas:

"U-HUUUUU!!!!! VAMULÁ, VAMULÁ, VAMULÁ!!!!!!!! YESSSS!!!"

Sim, essas são as palavras de incentivo dadas aos alunos que respondem com outros gritinhos...não é nenhum "diálogo" copiado de filmes pornôs, como muitos de vocês pensaram. rsrsrsrs

Qual foi o meu espanto quando percebi que não chamei a menor atenção na sala...caimos na risada, eu e meu irmão.

Isso me fez pensar. O que as academias vendem?

A primeira palavra que me vem à cabeça é saúde. Depois bem-estar seguido de confraternização (conhecer pessoas, integrar-se), relaxamento (no sentido de ter um lugar para esquecer dos problemas, desestressar), uma hora que você reserva exclusivamente pra você mesmo ou dividir com pessoas importantes na sua vida.

Então, por que toda essa loucura? Por que tanto barulho? Tanto estresse?

Deixo claro que não é apenas na academia que treino que esse problema existe. Na Bio-Rítmo tem um DJ tocando "puts puts" ao vivo na sala de musculação! Parece mais uma balada do que academia, pra ficar completo, só falta apagarem as luzes! (rsrsrs...é bom não dar ideia).

Com a invenção de "ipods" tão minúsculos e leves, não acho justo que eu tenha que ouvir um monte de músicas ruins, muito menos tenho a necessidade de ter alguém gritando comigo.

Infelizmente, não achei nenhuma pesquisa específica sobre o barulho nas academias, mas tenho certeza de que é prejudicial à saúde.

Fiz os exercícios o mais rápido que pude, não vendo a hora de chegar em casa, sentir o silêncio e finalmente poder relaxar depois de um dia cansativo de trabalho e estudos.






8 comentários:

Mauro Berimbau disse...

Eu imagino que no cotidiano enfrentamos as pressões do trabalho, coisas chatas, problemas etc.. Então as pessoas precisam de algum tipo de momento de escape. Quando vão para a academia, estão menos preocupadas com os benefícios do exercício e mais preocupadas com a chance de colocar pra fora o que ele segura a semana toda... os gritos!

Aí começa: "vamu lá galeraaa!"
"UHUUUUUUUUUUWWWW \o/ "

Ou então o cotidiano é muito chato, repetitivo e cansativo... nada acontece. Então é preciso que alguma coisa nos mostre que estamos vivos, como os jornais sensacionalistas, baladas intensas, filmes cheios de ação, parques de diversão... e academias.

Fernando Salvio disse...

As pessoas infelizmente não ligam ou sei lá, já se acostumaram tanto com a barulheira que acham normal. Eu me incomodo muito com barulheira, seja na academia, na balada ou qq lugar.

Talvez seja um dos motivos pelo qual optei por artes menos barulhentas para manter a forma física (e neste caso mental e auditiva) como KungFu e Yôga.

E quando quero correr vou ao parque que fica aqui perto de casa em horários alternativos, pq Ibirapuera por exemplo, nos fins de semana fica parecendo feira livre. :-P

Abração,

PS.:O Mauro teve seu período negro de cabelo tb. :-D

Alan Nes disse...

Nossa,isso é um importante detalhe hein!Nunca ouvi falar disso em academias mas é uma grande verdade!

Muito bem notado prima!

Como sempre ,um blog com muita informação!

parabéns!
------------------------------
**HAHHAHa..essa foto do Mauro!
nossaaaaaa,ele era "METAaAaAAAaL!"
nessa época,velhos tempos :)
mas hoje tá de cabelo curto
e sem poderes ...coitado
AHAHAHHAHAHAHHAHA**

abraço pra todos!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Nossa Monica!!!
É a pura realidade! Odeio o barulho das academias.
Tive minha experiência como professora de Yôga e era muito ruim ter que gritar para dar o relaxamento e a meditação durante a aula.

Beijos!

Mônica Berimbau disse...

Pois é pessoal!!

Que bom que encontrei pessoas que pensam como eu...achei que estava sozinha...rsrsrsrs

O Mauro como sempre achando uma solução apaziguadora...hahaha...tá certo! É uma boa explicação!! =D

Agora, eu só fico imaginado alguém tentando dar aula de yôga gritando!! De repente a gente pode criar um novo estilo, como por exemplo, yôga estilo gralha. Será que pega? XD

Bom, pra acabar, o cabelo do Mauro fez maior sucesso, hein? E aí Mauro? Deixa crescer de novo!!!
hahaha

Bjus à todos!!!

Meu caderno de idéias disse...

Oi Mô, eu também sofro com o barulho na academia, mas como eu sou nerd mesmo... eu não quero nem saber...eu uso um protetor auricular rsrsrsrs...eu tenho o maior medo de ficar surda; aliás eu acho que muito professor de academia já está surdo e não sabe. O pessoal me olha meio esquisito quando eu ponho aqueles plugs amarelos nas orelhas, mas acho até que já lancei moda porque comecei a ver mais gente com uns plugs...teve uma vez que veio uma moça me perguntar se eu era fonoaudióloga...adivinha...ela também estava com os plugs rsrsrsrs...vamos lançar a campanha: abaixo o barulho infernal!!! Ah Mauro, deixa o cabelo crescer vai...eu não disse que vc ia fazer sucesso de cabelão? Bjs!!!

Mônica Berimbau disse...

Boa idéia!!!!
Não custa levar os protetores...rsrsrs
Bjus.