sexta-feira, 10 de julho de 2009

Treinamento intervalado.


Essa é a Jadzia Dax, mais conhecida como Jade.
Hoje ela está muito velhinha, mas já me acompanhou muito nas minhas caminhadas pelo Museu do Ipiranga.





Olá.

O treinamento intervalado é um método onde se intercalam exercícios e períodos de recuperação.

É ótimo, por exemplo, para quem quer começar a correr. Você intercala o andar com a corrida. Começa com intervalos de caminhada maiores que os da corrida e vai aumentando este aos poucos, até a começar a correr sem intervalos.

É muito utilizado também para quem quer emagrecer, intercalando exercícios anaeróbios com recuperações ativas, desenvolvendo um trabalho, na sua maioria, de alta intensidade aumentando o gasto calórico em relação ao exercício constante, de baixa intensidade ( 70% da FCM).

As esteiras computadorizadas normalmente têm esse tipo de treino, é só experimentar.

Até a próxima!

7 comentários:

Lu disse...

Olá, Mõnica, já sou uma visitante assídua de seu blog e venho feito algumas algumas perguntas as quais você me responde com prontidão e riqueza de conhecimento. Bom, a pergunta agora é a seguinte: tenho feito treinamento intervalado há 7 semanas (musculação + bike+ ginastica funcional), com um dieta não muito rígida em termos calóricos (porém definitivamente sem excesssos, sem gordura trans (só saudável), sem açucar branco), mas equilibrada em carbo, proteinas e fibras... o peso tá dificil ainda de diminuir...risos...e antes de iniciar atividade fisica tava fácil... Tô ganhando tanta massa muscular assim a ponto de segurar a balança?...risos... não aumentei a ingestão de alimento, continua a mesma quantidade...mas os quilinhos... tá dificil eliminar...
Outra duvida: utilizando o recurso do Polar, verifiquei que o mesmo treino realizado no final da manhã, queima 100 calorias a mais que quando realizado no inicio da manha. Chegamos a conclusao de que quando acordamos a frequencia cardiaca é mais baixa, daí este resultado. Bom, a minha pergunta é : o que rende mais então em termos práticos para emagrecimento? Malhar mais cedo, queimar menos calorias durante o exercicio, mas provavelmente acelerar o metabolismo mais cedo ainda, ou malhar uma pouco mais tarde e queimar mais durante o treino? Me parece que a primeria opção é a mais sensata, não é? Então, existe um período do dia ideal para malhar, em termos de melhor aproveitamento do exercicio afim de acelera o metabolismo e maximizar o gasto calórico? Tem artigos sobre esse assunto? Beijos Monica e obrigada se puder responder!

Mônica Berimbau disse...

Oi Luciana.
Pesquisei se existe um período do dia melhor para queima de gordura ou um gasto maior de calorias e não achei absolutamente nada sobre isso, aliás, eu nunca ouvi falar nada sobre este assunto. Perguntei inclusive aos meus colegas de trabalho se eles ouviram falar sobre alguma pesquisa, mas eles também não souberam me responder...
Quanto ao emagrecimento, será que não seria melhor você procurar um nutricionista? Pode ser que você precise fazer alguns ajustes na sua dieta.
Procure um nutricionista ligado ao esporte, ele poderá passar pra você alguns suplementos que talvez te ajude a emagrecer.
Até mais!

Fabio Medeiros disse...

Olá, Mônica sou um novo fã seu. Moro em Macaé no RJ. Estou realizando um treino intervalado para correr uns 5km (Caminha +corrida) Tenho uma dúvida : minha esposa esta fazendo uma dieta de 1500 calorias. Eu posso acompanhar ela nesta dieta ou não??? Como esta correndo deveria ter uma ingesta maior de carboidrato???
Muito show seu blog !!! Gostei do post sobre os barulhos nas academias. :) fiq com Deus!!!!!

Mônica Berimbau disse...

Oi Fábio!!
As dietas que os nutricionistas passam são específicas, existem diferenças de dietas para homens e mulheres. Inclusive, muitas delas são tão específicas que são baseadas nas preferências ou costumes de seus clientes, por isso e muito mais, não é recomendável que você utilize a mesma dieta da sua esposa.
O ideal é que você procure também um(a) nutricionista que irá passar uma dieta que seja ideal e específica pra você.
Sobre a ingestão maior de carboidrato, isso eu não sei te dizer, já não é da minha área, só um nutricionista mesmo porque ele(a) terá que analisar sua dieta toda pra saber se você ingere ou não a quantidade certa de carbo... desculpa.
Espero ter te ajudado!
Muito obrigada pelo carinho!! =D

Lu disse...

Olá, Mônica! Obrigada mais uma vez, pelas dicas. O peso está caindo, a massa magra aumentando e as medidas diminuindo!
Abraços. Valeu!

Fabio Medeiros disse...

Muito obrigado. Vou procurar um Nutricionista. Fiq com Deus!

Lúcia disse...

Boa noite, Mônica! Tudo certo?

Sou jornalista e estou fazendo uma reportagem sobre treinamento intervalado para uma revista da Editora Abril. Podemos falar um pouco sobre o assunto? Me mande um email se achar ok: lucia.nascimento@gmail.com

Obrigada!

Lúcia