quarta-feira, 21 de maio de 2008

Banana não cura cãimbras!


Tô diferente, né? É porque hoje a foto não é minha!!

Enganei vocês!! hahahahaha

Essa é a minha amiga Tânia. Ela é nutricionista, me ajuda nas minhas dicas sobre nutrição e cuida de muitos dos meus alunos. (*)

Primeiramente vou explicar de forma bem simplificada o que é uma cãimbra.

A cãimbra é uma contração involuntária do músculo que é causada por grandes perdas de sódio e água, ou seja, suor.

Então, o que devemos fazer para evitarmos as cãimbras? Devemos nos hidratar.

A banana é ótima repositora de potássio e carboidratos, mas ao contrário do que muita gente pensa, não é a falta de potássio que causa as cãimbras, mas sim do sódio, assim, quando existe um desequilíbrio desse mineral, qualquer tensão ou movimento brusco pode causar uma cãimbra.

Para preveni-las é necessário uma boa hidratação antes, durante e depois dos exercícios, se você suar muito, vale a pena ingerir bebidas isotônicas, depois, reponha os sais através de uma refeição adequada (aí é bom conversar com um nutricionista) e finalmente descanse após o treino.

Agora, se a cãimbra aparecer mesmo assim, você pode se alongar ou se massagear. Isso vai aliviar a sua dor.


Bom feriado!! :=)




(*) Tânia Campello é nutricinista formada desde 199 7 (Faculdades Integradas São Camilo),
tem vários cursos na área, inclusive de Nutrição Desportiva, e é Personal Diet.

Contato: taniacampel@hotmail.com

3 comentários:

Fernando Salvio disse...

Show. Eu sempre acreditei nesse negócio de comer banana e tal (O LOCO!).

Ce viu meu post sobre o Wii-Fit?

Dá uma olhadinha.

www.jogos80.com

ou

jogos80.blogspot.com

[]s
Fernando

Unknown disse...

Bom dia.. |Obrigado pela orientação...comecei a fazer alguns alongamentos e ao acordar tenho com cãimbras, nas panturrilhas.
Continue informando e repassando seu conhecimento para todos..

Unknown disse...

Desde criança sempre ouvi os mais idosos,falarem sobre a banana que é uma excelente fruta, além de bom preço, nutritiva e benéfica para câimbras...