quinta-feira, 31 de julho de 2008

Saltos altos




Minhas primas Beatriz, Sônia, nosso camareiro Luis e eu, no navio rumo à Bahia...Abusando dos saltos altos, mas só de noite...rsrsrrs




Trabalhar o dia inteiro em pé já é difícil e é muito mais se você gostar de um belo sapato de salto alto.

Dores nos pés, nas pernas e nas costas são comuns.

Felizmente na maioria das vezes uma boa noite de sono já faz com que seus pés e pernas desinchem, mas andar com sapatos desconfortáveis, por exemplo, os de bico muito fino que apertam os dedos ou muito apertados ou muito altos, pode causar deformidades como calos, joanetes (se bem que nesse caso a predisposição genética é o que conta mais), unhas encravadas, tendinites (que são inflamações nos tendões), e dores musculares.

Quando se usa salto se altera a posição do corpo. Os músculos da parte posterior da perna, o sóleo e o gastrocnêmio, que são as famosas “batatas da perna”, ficam encurtados, e em contrapartida, os músculos da parte anterior ficam alongados modificando a superfície de apoio dos pés.

Quanto mais alto o salto menor a superfície de apoio e o peso do corpo cai sobre os dedos dos pés causando dores e calos.

Uma superfície de apoio menor também causa um maior desequilíbrio, fazendo com que haja uma maior probabilidade de quedas e torções.

Uma boa dica para que você não sofra tanto e nem desista de seus maravilhosos sapatos de salto alto é usá-los intercalados com sapatos mais confortáveis de saltos mais baixos, assim há um descanso para seus pés e pernas.

Como se vê, tudo na vida é equilíbrio, até no uso de seus sapatos!

Até a próxima!! :)





quarta-feira, 23 de julho de 2008

Treinar em jejum? NUNCA!


Minhas orquídeas estão bem nutridas!!

rsrsrsrsrs

:)


Estou pedindo...não, pedindo não...estou implorando para que vocês nunca, jamais em tempo algum venham treinar em jejum.

O que acontece quando a gente acaba de acordar?

Estamos muitas horas sem comer e o seu corpo interpreta como “cuidado – escassez de comida – economize suas energias – economize gorduras”.

O que? Gordura? Socorro!

Sim, isso mesmo, significa que ele vai diminuir seu metabolismo, ou seja, se estiverem em jejum, vocês vão se matar uma hora na esteira e vão queimar muito menos calorias do que se tivessem tomado um bom café da manhã.

O efeito também é contrário se vocês forem treinar musculação, porque sem o carboidrato, o corpo começa a utilizar a proteína como fonte de energia, opa, mas o objetivo da musculação é o aumento da proteína corporal!

Com a falta de carboidratos (que são as frutas, pães, cereais...), vocês ficam sem energia para as atividades físicas diminuindo quantitativamente e qualitativamente o nível de esforço do treinamento, ou seja, vocês não rendem!

Então, mais uma vez, coma carboidratos após acordar e assim você queima gordura após comer e não diminui sua massa muscular.


quinta-feira, 17 de julho de 2008

Novo aparelho: KINESIS









Na primeira foto, o prof Celso no aparelho alfa de pegada média.

Na segunda e na quarta foto, o prof André nos aparelhos beta e delta, de pegadas inferior e com apoio.

Na terceira foto, o prof Tide no aparelho gama de pegada superior.

Obrigada meninos!!! =)


Acabei de fazer um curso em um novo aparelho...O Kinesis.

Ele consiste em 4 blocos. O alfa, com pegada média, o beta, com pegada inferior, o gama, com pegada superior e o delta, que vem com um rolo de proteção. (veja as fotos)

O diferencial neste conjunto de aparelhos está no sistema de cabos e roldanas. Eles permitem que você faça qualquer tipo de exercício, em qualquer plano. A roldana gira em todos os sentidos e isso te dá liberdade de movimento nunca antes visto em qualquer outro tipo de aparelho.

Você consegue trabalhar força, flexibilidade, postura, equilíbrio e estabilidade.

Estou treinando neste aparelho para entender todas suas possibilidades dentro do limite de segurança, claro.

Trarei mais informações pra vocês em breve!!!

Aguardem!!! =D

sábado, 12 de julho de 2008

Grávidas podem praticar exercícios físicos?














Essa é a Sara, minha amiga e professora de dança. Ela está grávida de 8 meses nessa foto e não parou de se exercitar. Agora falta pouco para a vinda do Antony!!


A resposta é sim e não. Vou explicar:

Existem sim algumas contra-indicações para a prática de atividades físicas para gestantes, como aquelas que apresentam deslocamento de placenta, história de trabalho de parto prematuro (contrações uterinas), hipertensão, sangramentos, etc.

O importante é que o obstetra responsável por esta gestante, avalie e libere a paciente para a prática de atividade física.

Feito isso, mãos à obra!

Todas as gestantes que não apresentarem contra-indicações podem e devem ser estimuladas à prática de exercícios de força e condicionamento físico.

A musculação é ideal para gestantes, pois se tem segurança na execução dos exercícios feitos em aparelhos onde a postura e as cargas são totalmente adequadas ao estado e condicionamento físico de cada uma. Já no trabalho aeróbio, deve se tomar cuidado com a freqüência cardíaca, que não deve ser muito elevada.

Portanto, não comece um trabalho sem orientação individual e profissional nunca!

Os exercícios físicos praticados durante a gravidez evitam o ganho de peso excessivo, reduzem o estresse cardiovascular, estimulam a boa postura, previnem dores na coluna, o diabetes gestacional, melhoram a auto-estima, favorecem o trabalho de parto e facilitam na recuperação pós-parto. Além de todos esses benefícios, deixo bem claro que a prática de exercícios moderados durante a lactação não afetam a qualidade, nem quantidade de leite ou o crescimento do bebê.

Até a próxima!!