Essa é a Sara, minha amiga e professora de dança. Ela está grávida de 8 meses nessa foto e não parou de se exercitar. Agora falta pouco para a vinda do Antony!!
A resposta é sim e não. Vou explicar:
Existem sim algumas contra-indicações para a prática de atividades físicas para gestantes, como aquelas que apresentam deslocamento de placenta, história de trabalho de parto prematuro (contrações uterinas), hipertensão, sangramentos, etc.
O importante é que o obstetra responsável por esta gestante, avalie e libere a paciente para a prática de atividade física.
Feito isso, mãos à obra!
Todas as gestantes que não apresentarem contra-indicações podem e devem ser estimuladas à prática de exercícios de força e condicionamento físico.
A musculação é ideal para gestantes, pois se tem segurança na execução dos exercícios feitos em aparelhos onde a postura e as cargas são totalmente adequadas ao estado e condicionamento físico de cada uma. Já no trabalho aeróbio, deve se tomar cuidado com a freqüência cardíaca, que não deve ser muito elevada.
Portanto, não comece um trabalho sem orientação individual e profissional nunca!
Os exercícios físicos praticados durante a gravidez evitam o ganho de peso excessivo, reduzem o estresse cardiovascular, estimulam a boa postura, previnem dores na coluna, o diabetes gestacional, melhoram a auto-estima, favorecem o trabalho de parto e facilitam na recuperação pós-parto. Além de todos esses benefícios, deixo bem claro que a prática de exercícios moderados durante a lactação não afetam a qualidade, nem quantidade de leite ou o crescimento do bebê.
Até a próxima!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário