sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Desabafo %$#@# =(

Olá!

A Márcia, (leia o comentário no assunto da semana passada), me mandou uma pergunta sobre as Paraolimpíadas e resolvi passá-la à todos.

A pergunta é:

"...será que o Brasil tem algum incentivo para os atletas ou vai na raça mesmo?"

A resposta é sim, mas o incentivo é igual à todos os atletas, seja ele paraolímpico ou não.

São R$2500,00/mês durante um ano.

Eles devem preencher alguns critérios para terem direito à bolsa, que é ser maior de 14 anos, não ter qualquer outro patrocínio, ser filiado a uma entidade da sua modalidade esportiva.

Dos 188 atletas que estão disputando as Paraolimpíadas, 73 deles estão no programa de bolsa.

Acho até um bom incentivo, afinal, quantos brasileiros ganham R$2500,00/mês?

Péssimo incentivo é o que "nós" damos aos nossos paraatletas.

Nas Olimpíadas tinhamos 2 canais pela tv aberta transmitindo aos jogos e 6 canais em tv paga. Nas Paraolimpíadas existe apenas UM canal transmitindo aos jogos pela tv paga e NENHUM canal transmitindo na tv aberta.

Ora, a Bandeirantes não se autonomina o canal do esporte? E os canais pagos? Eu pago!! Eu quero uma overdose de jogos como eu tive nas Olimpíadas!! Eu exijo!!

Que porcaria de jornalismo é esse que fica reprisando mil vezes o jogo de futebol do Brasil (Brasil x Bolívia), na hora dos jogos Paraolímpicos? Por que não transmitem todos os jogos paraolímpicos?

Me explica alguém, por favor?

Porque?

Eles não representam nosso País? Eles não são nossos irmãos? Eles não vestem, e quando digo "vestem", é vestir no sentido patriótico, a camisa verde-amarela? Eles não nos dão orgulho? Eles não nos emocionam com suas medalhas, conquistas e superações?

Me desculpe os bons jornalistas, e sei que existem muitos, mas a grande maioria é um bando de hipócritas que contribuem e muito para estarmos vivendo nesse país caótico. Vocês começam um assunto e nunca terminam, a gente nunca sabe se alguém foi punido porque não é divulgado, vocês não terminam a notícia!!! É um escândalo atrás do outro e ficamos sem respostas!!!

Aí eu me pergunto:

Nosso país não tem justiça ou não tem informação?

O que adianta apontar o erro e lucrar muito com ele, mas não repassar à população o desfecho?
É que não deve dar lucro para as emissoras esse tipo de notícia...Só pode ser!
Como pode alguém ter em mãos um poder tão grande, que é o poder da distribuição da comunicação e usá-lo de forma tão medíocre?

Eu não entendo.

Por favor, ajudem-me, será que estou errada?

Me dêem um outro ponto de vista, me faça mudar esse meu pensamento porque a minha vontade, quando vejo todas essas injustiças, é de largar tudo.

Desculpem o desabafo e em protesto, não coloco nenhuma foto nesse meu assunto de hoje.

4 comentários:

Meu caderno de idéias disse...

Eu entendo sua revolta; na mídia o que conta é o ibope mesmo...lembra daquele caso Isabela? Quer notícia mais "puída" do que aquela? Essa super-exposição da mídia levou à banalização do fato...Concordo que coisas que poderiam ser mais divulgadas ficam no anonimato, esse é um poder muito grande da mídia e esse poder deveria ser usado com muito mais responsabilidade. Até que neste ano tem um canal transmitindo os jogos paraolímpicos!! Nem me lembro disso nas olimpíadas da Grécia...
Eu também fico irritada com essa fragmentação das notícias...vc nunca sabe o fim da estória...Acho que fim de estória não vende...o que vende é o escândalo, a coisa ruim, aquilo que choca, o exagero...então é uma bomba atrás da outra...bum!!! Mas pensa por outro lado, os jornalistas estão dando para o povo, aquilo que o povo quer ver...o pecado deles é a busca do lucro a qualquer custo, mesmo que para isso tenha que emburrecer a população...só que...não são só eles...

Unknown disse...

É UM ABSURDO NÃO MOSTRAREM ...

OS CANAIS ABERTOS NÃO TRANSMITEM COM MEDO DO IBOPE CAIR ..

PREFEREM MOSTRAR UM JOGO TERRÍVEL COMO BRASILxBOLÍVIA DO QUE OS ATLETAS PARAOLÍMPICOS ARRASANDO EM PEQUIM ...

UMA PENA, FALTA MTA EVOLUÇÃO NO PAÍS !!!

andrezanettipersonaltrainer disse...

Entendo sua "revolta"...
na minha opinião,as Paraolimpíadas deveriam anteceder as Olimpíadas, que de certa forma iria ganhar uma maior visibilidade pela cobertura do evento como um todo, ou ser realizada em momentos diferentes. já que o telespectador acaba se cansando de assistir tantos eventos parecidos( overdose de olimpíadas).

Também acho que toda mudança começa com um questionamento da realidade,e com essa iniciativa deta página,as coisas podem mudar para melhor ....

Mauro Berimbau disse...

O jornalista diz que vai atrás dos fatos e que os publica. Diz que tem seriedade e jamais toma partidos e etc.. Mas o jornalista é, antes de ser jornalista, um publicitário.

Os meios de comunicação de massa (revistas, jornais, televisão, internet etc)são, antes das preocupações jornalísticas, empresas que visam lucro. O jornalismo não poderá existir do jeito que existe, com a tal da "cobertura completa", enviando suas equipes pelo mundo, cobrindo o trânsito com helicópteros, promovendo shows gigantescos como "criança esperança" e dando prêmios em programas de auditório se não houver quem fiancie isso. Por isso, para existir como existe, o jornalismo depende da venda de espaços publicitários.

O problema não está nessa lógica de "financiamento" das práticas jornalísticas, porque é uma estratégia de sustentação do negócio, como tantas outras. É a regra do jogo: pra ter qualidade, precisa ter grana.

O problema me parece o foco na lucratividade. Como pode haver jornalismo que vai atrás dos fatos, quando nem sempre os fatos trazem pontos no Ibope? Existe uma avenida perto da minha casa que está a 40 anos em estado péssimo. Mas a mídia não fala disso, porque alguém acha (alguém com esse poder de decisão dentro das empresas de comunicação de massa) acha que não será um tema suficientemente interessante. Afinal, o produto "espaço publicitário" precisa sempre ter qualidade.

Se as paraolimpíadas não passam na TV, é porque alguém achou que isso não geraria valor para seus espaços.

Não adianta ficar bravo com os jornalistas, porque eles só fazem o que mandam. E quem manda cobrir isto ou aquilo é uma lei de mercado que visa lucratividade. O jornalismo é uma profissão que se entrega por dinheiro, como tantas outras, como a do publicitário e da prostituta.

O mais engraçado dessa história das olimpíadas é ver os jornalistas reclamando que lá na China não tinham "liberdade de expressão".