quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Encerramento dos Jogos Paraolímpicos.


Olá!! =)

A cerimônia de encerramento dos Jogos Paraolímpicos de Pequim foi hoje, às 9hrs. Foi uma cerimônia breve, mas muito bonita.

Os chineses realmente se superaram em todas as cerimônias de abertura e encerramento, tanto nas Olimpíadas quanto nas Paraolimpíadas. Acho que vai ser difícil superá-los nas próximas cerimônias em Londres.

Ficamos em 9º lugar!! =D

Foram 47 medalhas no total, sendo 16 de ouro, 14 de prata e 17 de bronze.

Nos Jogos Olímpicos ficamos em 23º, com 15 medalhas no total, sendo 3 de ouro, 4 de prata e 8 de bronze.

O que falar sobre isso?

Será que ser atleta no Brasil é mais difícil que ser paraatleta? Será que nossos atletas com deficiência são mais determinados? Será que a superação de um paraatleta é maior que a de um atleta?

Isso eu acho que sim...

Afinal, eles têm que vencer preconceitos às vezes da própria família e obstáculos, como a falta de infra-estrutura em tudo, nas ruas, cinemas, parques, restaurantes e no próprio esporte. Eu, por exemplo, nunca vi aqui perto de casa, nenhum esporte oferecido à deficientes e eu moro ao lado do Instituto Padre Chico para deficientes visuais.

Mas acho que estamos no caminho certo, discutindo, indagando e de certa forma, cobrando uma melhoria de vida para todos.

Eu quero aproveitar e agradecer por todas as respostas que tive na minha última postagem. Fiquei emocionada em saber que meu blog anda viajando muito longe por aí e me senti mais responsável por ele. Também quero pedir desculpas à todos por uma informação errada que postei aqui em 04/09.

Disse que o Brasil esteve em em 1º lugar nas Paraolimpíadas em Atenas, mas me enganei. Antes das Paraolimpíadas começar, quase não havia sites falando no assunto e eu confesso que não me lembrava das classificações do Brasil nos Jogos Olímpicos e nem Paraolímpicos de 2004, então colhi informações erradas.

Mas acredito que estarmos em 1º lugar nas Paraolimpíadas não esteja assim tão longe de ser alcançado.

Mais uma vez, minhas humildes e sinceras desculpas. Acho que quero tanto acreditar num Brasil mais justo para todos que nem sequer pensei que tal informação pudesse estar errada...Afinal, eu não sou e nem quero ser perfeita... ;)

Bjs

Nenhum comentário: