quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Terceira idade e musculação.







Alguns bons momentos na sala de musculação:
1 - Rodrigo, eu, Maurício e Marta.
2 - Raça, Adirson, Tide, Maurício e Rodrigo.
3 - Essa mais recente: Patrícia, Marcelo, Gabriel, Fábio e eu (tentando me equilibrar..rsrsrs).



O envelhecimento é um processo natural e gera muitas mudanças no organismo, dentre elas, a perda de massa muscular, a redução da densidade óssea e a diminuição do metabolismo.

Essas modificações fazem com que o organismo fique mais vulnerável e aumentam as chances de que a pessoa sofra problemas nas articulações, na coluna, doenças cardíacas, diabetes, hipertensão, obesidade, osteoporose e muitas outras doenças.

Porém, a prática de exercícios físicos regulares, associada a uma dieta equilibrada, é capaz de amenizar os efeitos do envelhecimento e prevenir doenças.

Eu sempre digo que nós não podemos parar de nos exercitar jamais e que nunca é tarde para começar.

A qualidade de vida entre idosos está diretamente ligada as suas atividades diárias,ou seja, conseguir pegar algo em lugar alto sem distender nenhum músculo, dar uma corridinha sem perder o fôlego, sentar-se no chão e conseguir se levantar sem ajuda, abaixar-se para pegar algo e levantar-se sem dor, levar um tombinho e não quebrar nenhum osso, enfim, ser independente!

A musculação, na minha opinião, é a atividade mais completa para se manter essa qualidade de vida, porque é o exercício mais eficaz no combate da osteoporose, cada praticante faz no seu rítmo e utiliza a carga que mais lhe convém respeitando a individualidade biológica de cada um, aumenta muito o metabolismo evitando a obesidade, afinal, um corpo musculoso precisa de muito mais energia para se manter do que um corpo sem massa muscular.


Agora só resta procurar uma sala de musculação e um profissional habilitado para as suas aulas!

Nenhum comentário: