quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Posso comer depois do treino?


Pode não. Deve!

Após o treino seu corpo está quebrando substratos para obtenção de energia, e se não tiver carboidrato disponível ele quebrará proteína, ou seja, músculo.

É nessa fase, até uma hora depois do treino, que devemos ingerir carboidratos e proteínas, pois o corpo aproveita ao máximo as substâncias dos alimentos, aproveitando melhor a energia consumida e recuperando nossos músculos.

Uma boa pedida são as barrinhas. Existem basicamente quatro tipos: as de cereais, as de proteínas, as energéticas e as dietéticas.

As barras de cereais apresentam uma grande quantidade de fibras e carboidratos de rápida absorção pelo organismo, por terem essa grande quantidade de fibras, elas ajudam a baixar o nível de colesterol, combatem os radicais livres e ajudam a eliminar as toxinas. São ótimas como lanche, mas não são tão boas para serem consumidas durante o treino.

As barras energéticas têm uma menor quantidade de fibras e uma grande quantidade de carboidratos de cadeia longa que são absorvidos lentamente pelo organismo. Fornecem uma grande quantidade de energia diminuindo a fadiga e preservando sua massa muscular. É ideal para ser consumida durante os treinos.

As barras protéicas são ideais para o pós-treino, pois são ricas em proteínas e carboidratos, recuperando os músculos.

Existem também as barras ligth e diet. As barras light têm um baixo teor de gordura e de calorias. Elas são nutritivas e qualquer pessoa pode consumir essas barras, mas não são ideais para quem treina, devido ao seu baixo valor calórico. Já as diet, é para pessoas com restrição ao consumo de açucares, por isso é necessário atenção, pois, por causa da diminuição desse açúcar, muitas vezes elas possuem maior teor de gordura, sendo mais calóricas do que as barras similares normais.

Tome cuidado com a quantidade de barrinhas ingerida durante o dia. Elas são saudáveis, mas também têm calorias e não servem para substituir nenhuma refeição, como vejo muita gente fazendo por aí.

Um nutricionista irá indicar quantas delas você poderá comer, dependendo do seu treino e do seu objetivo.


Até !! ;)

5 comentários:

Meu caderno de idéias disse...

Oi Mô, eu já andei olhando a composição destas barras de cereais e vou colocar aqui uma posição meio polêmica: eu acho que elas não são tão saudáveis assim... se vc for ver o teor de fibra, por exemplo, é muito baixo quando vc compara com um mingau de aveia...é claro que não dá p/ bater um prato de mingau durante o treino rsrsrs...mas ainda sim eu sou muito mais comer uma fruta seca (uva passa ou damasco p.ex.) do que essas barras...a maioria tem muito açúcar, tem gordura...para mim, nutricionalmente é só um pouco melhor que um biscoito ou um chocolate (pensando naquelas barras de chocolate!!)...

Bruno Rodriguez disse...

Pena que para quem tem o objetivo de crescimento dos músculos só isso não dá resultado... para isso o jeito é recorrer para os suplementos mesmo...
Mas para quem quer ter um bom rendimento físico e uma boa saúde, ta ai uma ótima dica... ou comer frutas secas como foi dito =)
Mas definitivamente não é bom ficar sem comer após os treinos...

Bjos !

Mônica Berimbau disse...

hahahaha...
Você tá pensando naquelas barras de bolacha recheadas de chocolate?
Aí num vale né?
Aquilo é uma bolacha recheada em forma de barrinha...acho que é só pra tentar enganar a nossa consciência...
^^

joao_ABF disse...

mais o Monica... eu toma suplemento antes do treino, todo o complexo B... e mais alguns ...
a bolacha recheada normal é bom pra mim depois do treino... porque nela diz que em um pacote pekeno conte 10.5 grams de proteina e 40 de carboidratos... bom eu nao sei mais axo que é o ideal depois do treino ow naum ??

Mônica Berimbau disse...

Olá John!!
Obrigada pela sua pergunta.
Mas as bolachas recheadas não são ideais para pós treino porque contém muita gordura. Eu não sei agora de cabeça a quantidade de proteína que elas contém, mas sei que não valem a pena. Seu corpo não ficará bem nutrido e você não conseguirá se recuperar adequadamente para o próximo treino.
Você pode substituí-las por aquelas barras que são vendidas em casas de suplementos que tem um alto teor de proteína e também tem carboidratos, mas elas são muito caras e o sabor deixa um pouco a desejar (na minha opinião, é claro).
Não sei qual horário vc treina, mas vc pode substituir essas barras por um almoço ou jantar mesmo, que tenha carne, carbos (por exemplo arroz, macarrão ou batata) e fibras (saladas, por exemplo).
Se você for fazer apenas um lanche, pode comer um sanduíche que contenha alguma espécie de proteína (atum é ótimo ou clara de ovo não muito cozida, meia molinha, sabe?), ou um queijo branco (que tem menor quantidade de gordura que os amarelos) e prefira sempre os pães integrais por causa da quantidade de fibra.
Espero ter te ajudado.
;)