quinta-feira, 26 de março de 2009

Teste carga máxima.


Olha o meu teste de carga máxima!! hahahaha
É claro que isso é uma grande brincadeira...o aparelho está travado...
Da esquerda para direita, os professores Rodrigo, Adirson e Tide.




Tenho visto ainda, em algumas academias que visito, professores aplicando testes de carga máxima em seus alunos e não fico muito contente com isso.

O teste de carga máxima é o máximo de carga que você consegue empurrar ou puxar em uma repetição de um determinado exercício. Ela serve pra determinar a porcentagem de carga que se utiliza em um treino.

Então escolhe-se alguns aparelhos, como por exemplo, um leg press como o da foto, e "chuta-se" a maior carga que você acha que consegue fazer em uma só repetição. Você tem 3 chances de determinar essa carga.

Ora, o erro já começa por aí...Se você tem 3 chances de acertar, concorda que na terceira série você já está bem cansado? Pior ainda se você colocar uma carga excessiva logo de cara e nem conseguir tirar o aparelho do apoio...aí não dá pra fazer mais nada mesmo!! Fora que a chance de lesão é enorme!!

E se você não estiver num bom dia? Sabe um daqueles dias que não deu pra almoçar direito ou que você está muito cansado por qualquer motivo ou brigou com alguém, sei lá...um daqueles dias que você não deveria ter saído da cama? Pois é, aí então é que esse teste vai por água abaixo mesmo!

Mas vamos supor que você tenha feito o teste e o máximo de carga que conseguiu levantar no aparelho, tenha sido 100 quilos. E vamos supor que você queira aumentar sua massa magra e fazer uma hipertrofia.

Então determina-se que para hipertrofia, através deste teste, você tenha que fazer 4 séries de 10 repetições com 80% da carga máxima, ou seja, com 80 quilos.

No dia seguinte, você vai feliz para o seu treino, coloca 80 quilos no leg press, faz a primeira série e percebe que não consegue fazer as outras.

Decepção total!!!

Ora, vamos supor que no dia do teste, você, empolgadíssimo resolveu se alimentar muito bem, dormir muito bem...chegou na academia e você estava animado, disposto...Só que o seu dia a dia não é assim...novamente o teste se perdeu na sua função.

Mas então, como determinar a carga ideal?

Simples: ouça o seu corpo.

Você se pergunta: tenho que fazer 10 repetições. Com essa carga que estou usando agora, eu conseguiria fazer 15 repetições? Se a resposta for afirmativa, então a carga está leve para você ou, se você não conseguiu fazer as 10 repetições, está muito forte.

Se você acordar no dia seguinte morrendo de dor muscular, você exagerou e isso não é bom.

Ahhh!! E não adianta nada colocar uma carga enorme e fazer tudo errado, com uma péssima postura. É lesão na certa!

Sei que é difícil encontrar os seus limites, principalmente para quem está iniciando, mas isso também é treino.

Beijos!!

Nenhum comentário: