quarta-feira, 30 de abril de 2008

X Games Brasil!!! XD


Mordendo meu ingresso (esse é meu!!) e atrás, os skatistas e suas manobras radicais...É só clicar na foto e ela amplia, aí dá pra ver direitinho... :)

Pra quem é fã dos esportes radicais como eu, os X Games Brasil foi um evento maravilhoso. Mesmo sob um sol escaldante, valeu cada minuto e gota de suor.

No sábado, dia que eu fui, foram quase 16000 pessoas prestigiar o evento! (uau)!!

Eu ficava vendo as manobras daqueles doidos e só imaginava quantos ossos do corpo lhes restavam inteiros.

Foi realmente impressionante!

O campeonato de Moto X Best Trick aconteceu já de noitinha e pra mim foi o auge. O coração bate mais forte quando eles aceleram suas motos paradas na saída do salto e faz aquele barulho ensurdecedor (que só é bom lá mesmo...barulho de escapamento de moto aberto nas ruas de São Paulo é pessimo! :-p), e então eles sobem uma rampa enorme e fazem manobras no ar tão incríveis que eu chegava a duvidar que pudessem aterrizar com tanta perfeição. A galera ia ao delírio nas arquibancadas, eu inclusive.

O evento foi surpreendentemente bem organizado.

O ingresso não tinha lugar fixo, você andava livremente pelo sambódromo podendo escolher o melhor lugar pra você. Havia famílias inteiras assistindo com seus filhos, o ambiente estava no geral, muito agradável e muito bem policiado. O único ponto fraco foram as filas enormes para comprar bebida e comida. Você tinha que pegar duas filas, uma para comprar os tickets e outra para pegar o que pediu. Só de ver o tamanho delas já desanimava...

O show do CPM 22 no final do evento fechou com chave de ouro o meu dia, eu, que nem era muito fã dos caras, adorei! Eles tocam muito!

Nem preciso dizer que, embora eu tenha saído bem cansada, ano que vem estarei novamente lá!


Beijos e abraços “extremes” pra vocês!! XD


Ah!!! Esse vídeo é uma palhinha do que aconteceu por lá!!


sexta-feira, 25 de abril de 2008

Posição para se dormir


Uma das melhores coisas na vida é dormir, não é mesmo? É muito bom quando você chega em casa cansado, mas feliz por ter treinado com todas as suas forças (é claro), toma aquele banho e se deita na cama...é um sonho...que pode se tornar um pesadelo se você dormir mal posicionado, portanto, aí vai mais uma dica.

A melhor posição é a deitado de lado (decúbito lateral), com as pernas fletidas (experimente com um travesseiro entre as pernas). É o que chamo de posição fetal, mas se você está acostumado a dormir de barriga para cima ou para baixo, não tem problema, mesmo porque a gente muda de posição durante o sono e isso é totalmente natural.

Quando você for dormir de barriga para cima (decúbito dorsal), coloque alguns travesseiros atrás dos joelhos, mantendo as pernas mais altas que o seu corpo e sua lombar apoiada sem esforço, e, quando for se deitar de barriga para baixo (decúbito ventral), o mais indicado é que uma das pernas esteja flexionada lateralmente.

O travesseiro também é muito importante. O ideal é que ele seja alto suficiente para manter sua coluna cervical (do pescoço), alinhada com a dorsal (costas). Para você testar isso é só deitar-se de costas sem travesseiro, e sua cabeça cairá para trás. Agora ponha um ou mais travesseiros até que você sinta sua cabeça alinhada.

Pronto, agora é só relaxar e cair no sono!!

Lembre-se que não existe nada melhor do que uma boa noite de sono para recuperar seus músculos e sua cabeça também !!




sexta-feira, 18 de abril de 2008

X Games :D

















Já estão sendo vendidos os ingressos para o ESPN X Games Brasil 2008, que será realizado no Sambódromo do Anhembi nos dias 25, 26 e 27 de abril. É a primeira edição dos X Games realizado no Brasil.


Esse evento reunirá 50 atletas nacionais e internacionais dos esportes radicais, como Skate, Moto X, BMX.


O X Games, o maior evento de esportes radicais do mundo, surgiu em 1995, nos Estados Unidos e reuniu modalidades como Patins In Line, Skate, Skysurf, Escalada, Corrida de Aventura, entre outros. Fez tanto sucesso que acabou chegando por aqui...


As vendas estão sendo realizadas pela Ticketmaster.


www.ticketmaster.com.br


As fotos acima são os meus momentos X Games...hahahahaha

Rafting em São Luis do Paraitinga, surfando em Maresias, nervosa antes de descer de rapel no Abismo Anhumas e mergulhando em Fernando de Noronha!


A gente se encontra lá!!! ;)


sexta-feira, 11 de abril de 2008

Polêmica: É correto fazer exercícios instáveis, ou seja, de propriocepção, na sala de musculação?






Quem treina em academia já deve ter visto pessoas exercitando-se sentadas, deitadas ou ajoelhadas em cima de uma grande bola, como essa na foto ao lado, ou pisando em uma plataforma instável ou num disco de borracha ou ainda fazendo exercícios em cima de uma pequena cama elástica. Esses são alguns exemplos de aparelhos utilizados para o treinamento da propriocepção.


A propriocepção ou propiocepção é a capacidade de saber onde seu corpo está no espaço por unidade de tempo.


Existem receptores especializados nos músculos, ligamentos e articulações que “dizem” para o sistema nervoso central a posição do seu corpo e os seus movimentos articulares, sua direção, amplitude, velocidade, pressão e tensão sobre os tendões. Tudo isso é processado rapidamente havendo o ajuste nas contrações dos músculos e conseqüentemente a estabilidade do seu corpo.


O treino de propriocepção é ótimo para estabilizar articulações, tratar lesões e fortalecer a postura, por isso é amplamente usado na fisioterapia. Esse tipo de treinamento também é utilizado por educadores físicos para evitar lesões, pois sabe-se que quanto mais uma pessoa recebe diferentes estímulos em sua vida, ela terá uma menor probabilidade de lesão por falta de estabilidade, isso porque o corpo tem uma espécie de memória motora e quando ocorre qualquer desequilíbrio causado por fatores externos, ele se “lembra” do movimento e se adapta rapidamente.


Mas agora pergunto: É correto fazer exercícios instáveis com pesos dentro da sala de musculação?


Na minha opinião não, pois acredito ser lesivo e perigoso.


A sala de musculação não é o ambiente adequado para esses tipos de exercícios, pois temos muitos equipamentos em volta e pessoas fazendo outros tipos de exercícios. Causar um desequilíbrio dentro da sala de musculação é quase um suicídio! Já vi pessoas caírem com pesos nas mãos, de joelhos. Imagina se você cai de cima de uma escada que por ventura esteja perto, ou contra o espelho, ou ainda em cima de qualquer aparelho ou pessoa? Você pode se machucar seriamente! Aliás, só o fato de você cair sustentando uma carga já é perigoso!


Esse tipo de treinamento deve ser feito em uma sala adequada, livre, sem colunas, que ela tenha um espaço amplo para que as pessoas estejam o mais longe possível uma das outras, que tenha uma barra ou espaldar para você se segurar caso não consiga equilibrar-se e que seja feita sobre um piso adequado ou tatame, onde o impacto da queda será absorvido.


Vejo muitos alunos utilizando cargas pesadas em aparelhos de desequilíbrio e pergunto: Pra que?


Se o objetivo for a hipertrofia, que é o aumento da massa muscular, é correto dizer que quanto maior a carga melhor, mas, se você está em desequilíbrio, é claro que você faz o exercício com uma carga menor, então, o que adianta? Na musculação sempre ensinamos a ficar o mais estável possível, com abdômen contraído, joelhos semi-fletidos, quadris encaixados, tudo para proporcionar segurança. Nesse caso, não estamos indo contra o que ensinamos há anos?


E se o objetivo de treinar em áreas instáveis é trabalhar a propriocepção, pra que pesos?


Isso me lembra muito o início da aeróbica e do step, onde muitos joelhos, tornozelos, coxas, ombros foram lesionados por causa do alto impacto. Vocês se lembram que o step era dado com pesos nos tornozelos e nas mãos? Pois é...Extremamente lesivo! Hoje essa prática é totalmente condenável!


Acho que estamos errando novamente...Sei que nossos alunos são ávidos por novidades, mas creio que a segurança deles vem em primeiro lugar.



domingo, 6 de abril de 2008

Qual a origem da Educação Física?



Ao lançar a questão sobre se o educador físico é essencial às artes marciais, ballet, yoga e capoeira, surgiu uma dúvida entre as pessoas que acessam meu blog. Um dos meus amigos, o Elvio, do Chag Quan, inclusive, me mandou esta mensagem:



“Bom, na minha opinião as Artes Marciais são para mim, algo a parte; pois elas foram desenvolvidas ou criadas para o combate ou a guerra, como preferir. Não se desenvolveram de exercícios de Educação Física, mas sim de milhares de anos voltados para os estudos de combate. Os exercícios de luta e combate corpo-a-corpo são anteriores aos voltados para a Educação Física, o que remonta a época da Pré-História quando o homem precisava sobreviver às feras e invasores de seu território. Pergunto a você: Quando teve origem a Educação Física?”



É isso aí, Elvio! Muito bem! A história da Educação Física realmente se inicia lá nos tempos dos homens das cavernas. Quando o homem teve que lutar, fugir dos predadores, percorrer grandes distâncias à procura de alimentos e água e caçar para sua sobrevivência. É já nessa época que ele começou a trabalhar seu corpo, como mostram as bibliografias baseadas em estudos antropológicos e nos desenhos deixados por eles nas paredes das cavernas.


Já na China, há 3000 AC, um certo imperador chamado Hoang Ti, já utilizava os exercícios físicos com finalidade terapêutica, higiênica e de guerra. No Japão também era dada uma grande importância à Educação Física,pois era utilizada para fins medicinais, fisiológicos, guerreiros e morais. Não posso deixar de falar na Índia, onde os exercícios físicos eram tidos como doutrina, por causa das “Leis de Manu”, um código civil, religioso,social e político. Já no Egito, na época dos Faraós, há pinturas de exercícios em suas tumbas utilizando tronco de árvores, pesos e apoios. E tem a Grécia, que foi a civilização que mais desenvolveu a Educação Física através da sua cultura. Utilizamos vários conceitos de filósofos como Sócrates e Platão até hoje! Sem dizer nas palavras que vem do grego como halteres, decatlo, atleta...


A Educação Física nos dias de hoje, segundo Dr Manoel Gomes Tubino é interdisciplinar, ou seja, envolve áreas como saúde, educação, lazer, turismo, esporte, ciência e cultura. É um direito de todos, assegurado pela Carta Internacional da Educação Física e Esporte (Unesco, 1978), pelo Manifesto Mundial de Educação Física (Fiep, 2000) e pelo artigo 217(caput) da Constituição Federal de 1988. É um processo de educação e constitui um meio efetivo para a conquista de um estilo de vida ativo do ser humano. Tem também um compromisso com as grandes questões da humanidade como meio ambiente, cultura da paz, exclusão social, racismo.


Bem, como vimos, a Educação Física vem desde os primeiros passos da humanidade e sempre caminhou junto ao homem, lado a lado - arte, mestres e educadores físicos.


Obs.: A foto acima foi tirada no Centro de Cultura Chinesa. Estávamos comemorando o Ano Novo Chinês...O Elvio, autor da pergunta, está bem atrás de mim na foto.


Até a próxima! :D