sexta-feira, 11 de abril de 2008

Polêmica: É correto fazer exercícios instáveis, ou seja, de propriocepção, na sala de musculação?






Quem treina em academia já deve ter visto pessoas exercitando-se sentadas, deitadas ou ajoelhadas em cima de uma grande bola, como essa na foto ao lado, ou pisando em uma plataforma instável ou num disco de borracha ou ainda fazendo exercícios em cima de uma pequena cama elástica. Esses são alguns exemplos de aparelhos utilizados para o treinamento da propriocepção.


A propriocepção ou propiocepção é a capacidade de saber onde seu corpo está no espaço por unidade de tempo.


Existem receptores especializados nos músculos, ligamentos e articulações que “dizem” para o sistema nervoso central a posição do seu corpo e os seus movimentos articulares, sua direção, amplitude, velocidade, pressão e tensão sobre os tendões. Tudo isso é processado rapidamente havendo o ajuste nas contrações dos músculos e conseqüentemente a estabilidade do seu corpo.


O treino de propriocepção é ótimo para estabilizar articulações, tratar lesões e fortalecer a postura, por isso é amplamente usado na fisioterapia. Esse tipo de treinamento também é utilizado por educadores físicos para evitar lesões, pois sabe-se que quanto mais uma pessoa recebe diferentes estímulos em sua vida, ela terá uma menor probabilidade de lesão por falta de estabilidade, isso porque o corpo tem uma espécie de memória motora e quando ocorre qualquer desequilíbrio causado por fatores externos, ele se “lembra” do movimento e se adapta rapidamente.


Mas agora pergunto: É correto fazer exercícios instáveis com pesos dentro da sala de musculação?


Na minha opinião não, pois acredito ser lesivo e perigoso.


A sala de musculação não é o ambiente adequado para esses tipos de exercícios, pois temos muitos equipamentos em volta e pessoas fazendo outros tipos de exercícios. Causar um desequilíbrio dentro da sala de musculação é quase um suicídio! Já vi pessoas caírem com pesos nas mãos, de joelhos. Imagina se você cai de cima de uma escada que por ventura esteja perto, ou contra o espelho, ou ainda em cima de qualquer aparelho ou pessoa? Você pode se machucar seriamente! Aliás, só o fato de você cair sustentando uma carga já é perigoso!


Esse tipo de treinamento deve ser feito em uma sala adequada, livre, sem colunas, que ela tenha um espaço amplo para que as pessoas estejam o mais longe possível uma das outras, que tenha uma barra ou espaldar para você se segurar caso não consiga equilibrar-se e que seja feita sobre um piso adequado ou tatame, onde o impacto da queda será absorvido.


Vejo muitos alunos utilizando cargas pesadas em aparelhos de desequilíbrio e pergunto: Pra que?


Se o objetivo for a hipertrofia, que é o aumento da massa muscular, é correto dizer que quanto maior a carga melhor, mas, se você está em desequilíbrio, é claro que você faz o exercício com uma carga menor, então, o que adianta? Na musculação sempre ensinamos a ficar o mais estável possível, com abdômen contraído, joelhos semi-fletidos, quadris encaixados, tudo para proporcionar segurança. Nesse caso, não estamos indo contra o que ensinamos há anos?


E se o objetivo de treinar em áreas instáveis é trabalhar a propriocepção, pra que pesos?


Isso me lembra muito o início da aeróbica e do step, onde muitos joelhos, tornozelos, coxas, ombros foram lesionados por causa do alto impacto. Vocês se lembram que o step era dado com pesos nos tornozelos e nas mãos? Pois é...Extremamente lesivo! Hoje essa prática é totalmente condenável!


Acho que estamos errando novamente...Sei que nossos alunos são ávidos por novidades, mas creio que a segurança deles vem em primeiro lugar.



2 comentários:

Bruno Rodriguez disse...

Ótima matéria, lembrando que nem todas as academias são assim, mas é inevitável não se deparar com esse tipo de "mal planejamento e posicionamento" dos aparelhos e espaço para esses determinados exercícios...
Para algumas academias até existem aulas de Fitness englobando esse tipo de exercicio, mas e para aqueles que praticam fora da aula ?
Claro que esses tipos de acidentes acontecem raramente, um desequilibrio aqui e tal... mas é melhor prevenir do que remediar...
É isso ae, parabéns pela matéria Mo ! continue assim =)
Bjos !

Unknown disse...

Parabéns Mônica pela matéria !!
Acho muito perigoso esse tipo de exercicio..mesmo que não seja em sala de musculação.Acho que isso deve ser realizado somente por pessoas com muita percepção corporal que já treina por muito tempo,e que tenha um tônus muscular muito bom. Não acho que este é um exercício para ser feito por qualquer um além do mais em uma sala de musculação...
Parabéns mais uma vez
Beijo
Gabi(Competition)