domingo, 6 de abril de 2008

Qual a origem da Educação Física?



Ao lançar a questão sobre se o educador físico é essencial às artes marciais, ballet, yoga e capoeira, surgiu uma dúvida entre as pessoas que acessam meu blog. Um dos meus amigos, o Elvio, do Chag Quan, inclusive, me mandou esta mensagem:



“Bom, na minha opinião as Artes Marciais são para mim, algo a parte; pois elas foram desenvolvidas ou criadas para o combate ou a guerra, como preferir. Não se desenvolveram de exercícios de Educação Física, mas sim de milhares de anos voltados para os estudos de combate. Os exercícios de luta e combate corpo-a-corpo são anteriores aos voltados para a Educação Física, o que remonta a época da Pré-História quando o homem precisava sobreviver às feras e invasores de seu território. Pergunto a você: Quando teve origem a Educação Física?”



É isso aí, Elvio! Muito bem! A história da Educação Física realmente se inicia lá nos tempos dos homens das cavernas. Quando o homem teve que lutar, fugir dos predadores, percorrer grandes distâncias à procura de alimentos e água e caçar para sua sobrevivência. É já nessa época que ele começou a trabalhar seu corpo, como mostram as bibliografias baseadas em estudos antropológicos e nos desenhos deixados por eles nas paredes das cavernas.


Já na China, há 3000 AC, um certo imperador chamado Hoang Ti, já utilizava os exercícios físicos com finalidade terapêutica, higiênica e de guerra. No Japão também era dada uma grande importância à Educação Física,pois era utilizada para fins medicinais, fisiológicos, guerreiros e morais. Não posso deixar de falar na Índia, onde os exercícios físicos eram tidos como doutrina, por causa das “Leis de Manu”, um código civil, religioso,social e político. Já no Egito, na época dos Faraós, há pinturas de exercícios em suas tumbas utilizando tronco de árvores, pesos e apoios. E tem a Grécia, que foi a civilização que mais desenvolveu a Educação Física através da sua cultura. Utilizamos vários conceitos de filósofos como Sócrates e Platão até hoje! Sem dizer nas palavras que vem do grego como halteres, decatlo, atleta...


A Educação Física nos dias de hoje, segundo Dr Manoel Gomes Tubino é interdisciplinar, ou seja, envolve áreas como saúde, educação, lazer, turismo, esporte, ciência e cultura. É um direito de todos, assegurado pela Carta Internacional da Educação Física e Esporte (Unesco, 1978), pelo Manifesto Mundial de Educação Física (Fiep, 2000) e pelo artigo 217(caput) da Constituição Federal de 1988. É um processo de educação e constitui um meio efetivo para a conquista de um estilo de vida ativo do ser humano. Tem também um compromisso com as grandes questões da humanidade como meio ambiente, cultura da paz, exclusão social, racismo.


Bem, como vimos, a Educação Física vem desde os primeiros passos da humanidade e sempre caminhou junto ao homem, lado a lado - arte, mestres e educadores físicos.


Obs.: A foto acima foi tirada no Centro de Cultura Chinesa. Estávamos comemorando o Ano Novo Chinês...O Elvio, autor da pergunta, está bem atrás de mim na foto.


Até a próxima! :D

Nenhum comentário: