quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Criança pode praticar musculação?

Sim, pode, mas eu não gosto.

Quando penso em treinamento para crianças, a primeira preocupação que me vem à mente, é o fator segurança.

A criança tem um sistema locomotor ainda em formação e, se para nós adultos, um treinamento extenuante é prejudicial, imagina para uma criança! Por isso, esse tipo de treinamento tem que ser muito bem orientado, evitando cargas e volumes excessivos.

Mas, vou analisar os benefícios dos exercícios com pesos.

Em relação à segurança, existem trabalhos muito bem conduzidos na literatura, que estudaram crianças em treinamento com pesos. Nesses estudos, a musculação foi a modalidade escolhida pois, é a melhor para treinamento de força, e, o melhor equipamento são os pesos e barras, pois as máquinas são dimensionadas para um corpo adulto.

A conclusão foi que os riscos para a saúde da criança são mínimos, pois as cargas, amplitude e ritmo dos exercícios são totalmente adaptáveis às necessidades de cada criança.

As sobrecargas no aparelho locomotor, são apenas para estimular o fortalecimento, com grande margem de segurança para manter a integridade dos músculos, tendões, ligamentos, cartilagens e ossos.

Os treinos com pesos, estão entre os mais seguros, pois não existem torções de vários segmentos do corpo em movimento, acelerações ou desacelerações bruscas, choques corporais com outros praticantes e nem perigo de queda, comuns em esportes como basquete e futebol, por exemplo.

Não foi comprovado cientificamente de que a musculação poderia esmagar ossos, cartilagens, romper ligamentos e tendões ou ainda prejudicar o crescimento, já que os exercícios com pesos, estão entre os que mais estimulam a liberação do hormônio do crescimento.

Segundo O Dr. José Maria Santarém, "os benefícios do treinamento com pesos para crianças e adolescentes estão atualmente identificados, entre eles o desenvolvimento da força, da resistência e da flexibilidade; o melhor equilíbrio de forças nas articulações; a profilaxia de lesões esportivas; e a menor probabilidade de desenvolvimento da osteoporose na velhice".

Os treinos de musculação para crianças e adolescentes são perfeitos quando estes precisam de uma reabilitação ou para evitar lesões em atletas. Nesses casos, na minha opinião, não existe modalidade melhor.

Mas, acredito que, quanto mais esportes a criança conhecer, mais ela terá domínio sobre seu corpo, como noção de espaço-tempo e coordenação. Terá um maior o convívio social, respeito às regras, atitude desportiva, ou seja, ela estará mais preparada para a vida.

A musculação exige um pensamento maduro por parte dos praticantes, coisa que os adolescentes não têm. Eles adoram, por exemplo, disputar, entre a "turma", quem consegue levantar mais peso. Aí sim o perigo de lesão aumenta...E muito!!

Nenhum comentário: