quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Museu do Ipiranga.






















Da esquerda para direita:
1- Eu e Jadzia Dax (Jade, para os mais íntimos...rsrsrs). Atrás, os jardins e o chafariz.
2- Eu, Jade e Bruno.
3- Eu e a Jade em frente ao Museu.
4- Eu e Dolores, minha tia, caminhando em direção ao mausoléu.
5- Museu do Ipiranga.

Que tal uma caminhada cultural?

O Museu Paulista da USP, mais conhecido como Museu do Ipiranga é um ótimo passeio.

Inaugurado em 1890, tem um acervo permanente com pinturas, fotos, gravuras, estátuas, mapas, maquetes, documentos, carros antigos, peças utilitárias de época como louças, móveis, enfim, são mais de 125.000 unidades, entre objetos, iconografia e documentação arquivística.

Atrás do Museu, existe uma pista de terra, ótima para quem quer fugir do sol. Você corre e caminha sob a sombra das árvores, e , se tiver um pouquinho de sorte, vai ver muitos macaquinhos pulando e brincando entre elas.

À frente, tem um lindo jardim com chafariz, que está muito bem cuidado e foi inspirado nos jardins barrocos franceses como o de Versailles.
Aqui, a pista é cimentada e é pra quem gosta de sol. Um boné e protetor solar neste caso, é essencial.

Mais à frente do Museu, do outro lado da rua, está a Casa do Grito, construída em pau-a-pique.

Sob o Monumento à Independência, existe um mausoléu onde se encontram os túmulos de D. Pedro I, D. Leopoldina e D. Amélia de Beauharnais.

Nessa parte do Museu, dá para andar de bicicleta, skate e empinar pipas. Observe aqui, as casas dos joões-de-barro.

Olha, pode não parecer, mas é uma boa caminhada. Quando levei meus tios, que não moram aqui no Brasil, pra visitar o Parque, demorou mais ou menos umas três horas. Uma hidratação, principalmente agora no calor, é fundamental. Existem bebedouros distribuídos pelo caminho, mas eu prefiro comprar uma água de coco das barraquinhas que ficam fora do parque...rsrs...

Museu Paulista da USP
Parque da Independência, s/n.º - Ipiranga - Caixa Postal 42.403 -
Tels.: (011) 2065-8000
www.mp.usp.br

De 3ª a domingo, das 9h00 às 17h00.
Ingressos: adultos R$4,00 e estudantes R$ 2,00
Entrada gratuita no 1º e 3º domingo de cada mês, menores de 6 anos e maiores de 60.


Nenhum comentário: