quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Diabetes e exercícios.



Diabetes é a falta ou insuficiência de insulina no sangue ou a incapacidade da insulina de cumprir sua função.

A insulina modifica a estrutura da glicose (açúcar), para esta conseguir entrar na célula e daí gerar energia para o corpo. Quando isso não acontece e ingerimos açúcares, ficamos hiperglicêmicos, ou seja, há aumento de glicose no sangue e isso causa distúrbios no metabolismo.

É uma doença crônica, ou seja, é para toda a vida e existem dois tipos: a do tipo 1 é quando a pessoa diabética é tratada com insulina (insulino-dependente), e a do tipo 2 é quando o pâncreas, órgão que produz a insulina, consegue produzir alguma quantidade, então, a medicação usada para o diabético tipo 2 tem por objetivo estimular este órgão a produzir insulina.

É comprovado cientificamente que pessoas que praticam atividades físicas moderadas diminuem consideravelmente as chances de ter diabetes e as que já têm a doença, diminuem em até mais de 2 vezes as chances de morrer por causa dela.

Pesquisadores do Cooper Institute of Aerobics Research, de Dallas, EUA, comprovaram que a atividade física aumenta a sobrevivência de pessoas diabéticas tipo 2.

De acordo com o trabalho, os diabéticos que não têm ou têm pouca atividade física apresentam uma probabilidade 2,1 vezes maior de morte do que os demais, porém, o risco de morte diminui à medida que melhora o condicionamento físico.

A recomendação é que diabéticos façam em média 30 minutos de atividade física moderada por dia, que pode ser acumulada em alguns dias da semana, ou seja, se você for usuário de uma academia, você pode fazer um programa de treinamento que inclua, por exemplo, 60 minutos de musculação, 30 minutos andando na esteira e 15 minutos de alongamento, 2 vezes por semana.

Tranqüilo, não é mesmo? O que? Nãããão? =P

Tá bom...Tá bom...Vamos lá!

Que tal 40 minutos de musculação, 20 minutos de bicicleta e 10 minutos de alongamento, 3 vezes na semana?

Agora tá fácil!!! rsrsrsrs

Mas não se esqueça. Faça isso depois, é claro, de consultar um médico antes de iniciar a programação de exercícios.

Bjs.

Nenhum comentário: