No mundo contemporâneo, vivo esbarrando em empresas e pessoas sem ética. Fico abismada com a falta de respeito das empresas e pessoas para com os profissionais. Não só os profissionais em si, mas para as pessoas como indivíduos que sentem e pensam.
Então, eu fiquei pensando...Afinal, o que é ética?
Nas pesquisas que fiz descobri que ética é sinônimo de moral. É um conjunto de regras que o indivíduo faz e tenta cumprir para poder viver em sociedade e ser aceito por ela. É o bem contra o mal. É o que todos deveriam ter, mas, infelizmente, poucos conseguem seguir.
Aristóteles dizia que para o indivíduo atingir a felicidade ele teria que ter um equilíbrio de bens...É necessário ser aceito pela sociedade e ter até um certo grau de importância e influência (e aqui entra a ética), ter uma certa quantidade de dinheiro, amigos, comida e bebida, saúde e tempo para o lazer, ou seja, sem ética, ninguém é feliz.
Acredito que se as pessoas se pusessem umas nos lugares das outras, o mundo teria mais ética.
Seu empregado é contratado para fazer tarefas que são previamente discutidas, não o trate como escravo. Ele não deve pegar a roupa suja que está no chão, nem catar o seu rastro de lixo. Se você contratou um especialista, deixe que ele trabalhe, não interfira. Não há mal nenhum em não saber sobre tudo, aliás, o aprender é que nos mantém vivos.
Respeite e seja respeitado.
Haja como se fosse agir com você. Fale como se fosse falar para você.
Sei que é difícil, mas acredito que isso é um treino constante e como eu sempre digo, tudo nessa vida é treino.
Até!!
Obs: este é o e-mail que recebi da Márcia, minha irmã. Colei ele aqui porque achei importante a complementação. O que vocês acham?
Oi Mô, acho que está bem legal - um puxão de orelha bem dado... se eu puder complementar... a moral (ou ética, com o sentido que é usado hoje em dia) deve ser ensinada na eduçação que hoje em dia, infelizmente, está em baixa - e não é só no Brasil não - tem gente mal educada na Europa também... eu que o diga!
Bjs.
Márcia
Um comentário:
Ética é algo bastante discutido também nas artes marciais. No Wushu, ou artes marciais chinesas, há um código de conduta que se chama "wude" (se pronuncia wu-dã). Esse código é uma das partes mais importantes de todo o treino. Aprendê-lo é, de fato, desenvolver-se em artes marciais.
No Brasil, no entanto, é muito raro encontrar profissionais conheçam esse código de conduta (ou moral, ou ética), e mais raros ainda aqueles que a seguem. Não há um grande instituto de artes marciais no país, sejam elas chinesas ou japonesas, que leve seu conceito a sério. Para serem comercialmente aceitas, se travestem com publicidade e comercializam Ninjitsus, Bad Boys, Bruce Lees, Samurais e outras imagens industrializadas de arte marcial, fazendo de uma coisa muito séria uma enorme brincadeira de adulto.
Se é tão raro encontrar quem a siga, para que serve a ética?
Postar um comentário