segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Feliz Natal e um excelente Ano Novo!! =D


Meus queridos amigos:

Lá se vai mais um ano e quero agradecer à todos aqueles que me ajudaram a crescer juntamente com este blog, mandando sua dúvida, questionando, participando, comentando, lendo.

Quero agradecer a todos os meus alunos e ex-alunos que acreditam no meu trabalho, me incentivam, me questionam, me emocionam, me ensinam. Vocês são mais que meus alunos. Vocês são a minha fonte de inspiração, meus grandes confidentes e amigos.

Agradeço também à minha família que sempre me apoiou em todas as minhas decisões, confiando na minha capacidade. Tudo o que sou hoje, agradeço à vocês.

Aos meus grandes amigos, parceiros de "café", de "padaria", de "chás gelados", meu muito obrigada por dividirem alguns dos seus poucos momentos livres comigo.

À todos àqueles que me deixaram invadir seus emails e computadores, meu muito obrigada, de coração!!

Esse ano pra mim foi de muito aprendizado, de grande desafios e descobertas e desejo que em 2009:

-seus sonhos se realizem;
-seus limites sejam ultrapassados;
-seus objetivos sejam alcançados;
-sua família esteja sempre em sua mente e coração, inclusive os que já se foram;
-sua saúde seja perfeita;
-seu amor descoberto ou reafirmado;
-seu corpo, mente e espírito estejam em perfeito equilíbrio;
-suas feridas estejam cicatrizadas;
-seus erros estejam perdoados;
-que você seja compreendido;
- e que suas promessas sejam cumpridas...principalmente aquele primeiro ítem da listinha..."malhar mais" ou "voltar a malhar"...hahahaha...

Um Feliz Natal e um maravilhoso Ano Novo!!

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Respondendo às perguntas do Mauro e do Bruno...

Achei muito interessante as perguntas do Bruno e do Mauro na minha postagem anterior, então resolvi responder por aqui, pra ficar visível pra todo mundo.

As perguntas foram: "E se ao invés de ar condicionado tiver ventiladores ? da na mesma ?" e "Treinar com ar condicionado? Mas isso não é ruim?".

Tanto ar condicionado como ventilador são bons mecanismos de ajuda para o corpo na perda de calor.

Só que no caso do ventilador, a gente perde calor porque o ar aquecido que está em volta da nossa pele é constantemente "empurrado" por um ar "mais frio" dando aquela sensação de frescor e facilitando a perda de calor do corpo para o ambiente. O "mais frio" está entre aspas porque num é um ar mais frio, na realidade é o mesmo ar que está no ambiente, um ar não resfriado.

Já o ar condicionado, faz com que o ar do ambiente que você vai treinar já esteja mais frio e aí quando você se exercita e produz calor, o seu corpo, que está mais quente, troca calor com o ar mais frio do ambiente.

É claro que o ar condicionado deve estar numa temperatura agradável...Se você estiver num dia de calor intenso e o ar estiver tão gelado que você sente frio ao treinar, aumente um pouco a temperatura ambiente. Eu não conheço nenhum estudo que diz que ar condicionado faz mal à saúde.

O corpo se adapta à tudo, e com a temperatura não é diferente.

Esse "estresse térmico" de forma repetida, promove ajustes termoreguladores que fazem das pessoas mais treinadas em lugares quentes ou frios, sentirem menos calor ou menos frio do que as pessoas não treinadas.

Vocês já repararam nos quenianos correndo a maratona em dia de calor causticante? Eles nem se importam...enquanto isso, dá uma olhada nos europeus como sofrem...É o mesmo ajuste termoregulador, só que aqui, é um país inteiro "treinado" para temperaturas mais quentes ou frias...

Espero ter respondido às suas dúvidas, qualquer coisa, pode me falar!! ^^

Bjus.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Exercícios no calor.


Me reidratando depois de uma bela caminhada pela praia...rssrsrs.










Estamos enfrentando dias muito quentes, não é mesmo?

Mas, é saudável treinarmos nesse calor?

Quando nos exercitamos, estamos aumentando nosso metabolismo e com isso aumentamos também nossa temperatura. Aí é que está o maior desafio do nosso corpo. Manter a temperatura ideal, eliminando este calor.

E como ele faz isso?

Suando.

Então, nada impede a prática de exercícios em dias muito quentes, mas precisamos tomar mais cuidado, como por exemplo, tomar mais água, pois o corpo elimina muito líquido pela evaporação do suor, se desidratando.

A reposição de água deve ser feita antes, durante e depois dos exercícios.

Outro ponto importante são as roupas a serem usadas.

Elas devem ser curtas, leves e folgadas permitindo que o ar circule perto da pele e facilitando a evaporação do suor. As cores devem ser claras, porque refletem os raios solares.

Se for exercitar-se em lugares abertos, um boné é imprescindível, mas deve permitir que o suor da cabeça se evapore. Os melhores são de dry-fit.

Em ambientes fechados o ar condicionado é muito benéfico, porque mantém a temperatura do ar mais baixa do que a do corpo, facilitando a perda de calor.

Até a próxima! ;)

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Criança pode praticar musculação?

Sim, pode, mas eu não gosto.

Quando penso em treinamento para crianças, a primeira preocupação que me vem à mente, é o fator segurança.

A criança tem um sistema locomotor ainda em formação e, se para nós adultos, um treinamento extenuante é prejudicial, imagina para uma criança! Por isso, esse tipo de treinamento tem que ser muito bem orientado, evitando cargas e volumes excessivos.

Mas, vou analisar os benefícios dos exercícios com pesos.

Em relação à segurança, existem trabalhos muito bem conduzidos na literatura, que estudaram crianças em treinamento com pesos. Nesses estudos, a musculação foi a modalidade escolhida pois, é a melhor para treinamento de força, e, o melhor equipamento são os pesos e barras, pois as máquinas são dimensionadas para um corpo adulto.

A conclusão foi que os riscos para a saúde da criança são mínimos, pois as cargas, amplitude e ritmo dos exercícios são totalmente adaptáveis às necessidades de cada criança.

As sobrecargas no aparelho locomotor, são apenas para estimular o fortalecimento, com grande margem de segurança para manter a integridade dos músculos, tendões, ligamentos, cartilagens e ossos.

Os treinos com pesos, estão entre os mais seguros, pois não existem torções de vários segmentos do corpo em movimento, acelerações ou desacelerações bruscas, choques corporais com outros praticantes e nem perigo de queda, comuns em esportes como basquete e futebol, por exemplo.

Não foi comprovado cientificamente de que a musculação poderia esmagar ossos, cartilagens, romper ligamentos e tendões ou ainda prejudicar o crescimento, já que os exercícios com pesos, estão entre os que mais estimulam a liberação do hormônio do crescimento.

Segundo O Dr. José Maria Santarém, "os benefícios do treinamento com pesos para crianças e adolescentes estão atualmente identificados, entre eles o desenvolvimento da força, da resistência e da flexibilidade; o melhor equilíbrio de forças nas articulações; a profilaxia de lesões esportivas; e a menor probabilidade de desenvolvimento da osteoporose na velhice".

Os treinos de musculação para crianças e adolescentes são perfeitos quando estes precisam de uma reabilitação ou para evitar lesões em atletas. Nesses casos, na minha opinião, não existe modalidade melhor.

Mas, acredito que, quanto mais esportes a criança conhecer, mais ela terá domínio sobre seu corpo, como noção de espaço-tempo e coordenação. Terá um maior o convívio social, respeito às regras, atitude desportiva, ou seja, ela estará mais preparada para a vida.

A musculação exige um pensamento maduro por parte dos praticantes, coisa que os adolescentes não têm. Eles adoram, por exemplo, disputar, entre a "turma", quem consegue levantar mais peso. Aí sim o perigo de lesão aumenta...E muito!!

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Museu do Ipiranga.






















Da esquerda para direita:
1- Eu e Jadzia Dax (Jade, para os mais íntimos...rsrsrs). Atrás, os jardins e o chafariz.
2- Eu, Jade e Bruno.
3- Eu e a Jade em frente ao Museu.
4- Eu e Dolores, minha tia, caminhando em direção ao mausoléu.
5- Museu do Ipiranga.

Que tal uma caminhada cultural?

O Museu Paulista da USP, mais conhecido como Museu do Ipiranga é um ótimo passeio.

Inaugurado em 1890, tem um acervo permanente com pinturas, fotos, gravuras, estátuas, mapas, maquetes, documentos, carros antigos, peças utilitárias de época como louças, móveis, enfim, são mais de 125.000 unidades, entre objetos, iconografia e documentação arquivística.

Atrás do Museu, existe uma pista de terra, ótima para quem quer fugir do sol. Você corre e caminha sob a sombra das árvores, e , se tiver um pouquinho de sorte, vai ver muitos macaquinhos pulando e brincando entre elas.

À frente, tem um lindo jardim com chafariz, que está muito bem cuidado e foi inspirado nos jardins barrocos franceses como o de Versailles.
Aqui, a pista é cimentada e é pra quem gosta de sol. Um boné e protetor solar neste caso, é essencial.

Mais à frente do Museu, do outro lado da rua, está a Casa do Grito, construída em pau-a-pique.

Sob o Monumento à Independência, existe um mausoléu onde se encontram os túmulos de D. Pedro I, D. Leopoldina e D. Amélia de Beauharnais.

Nessa parte do Museu, dá para andar de bicicleta, skate e empinar pipas. Observe aqui, as casas dos joões-de-barro.

Olha, pode não parecer, mas é uma boa caminhada. Quando levei meus tios, que não moram aqui no Brasil, pra visitar o Parque, demorou mais ou menos umas três horas. Uma hidratação, principalmente agora no calor, é fundamental. Existem bebedouros distribuídos pelo caminho, mas eu prefiro comprar uma água de coco das barraquinhas que ficam fora do parque...rsrs...

Museu Paulista da USP
Parque da Independência, s/n.º - Ipiranga - Caixa Postal 42.403 -
Tels.: (011) 2065-8000
www.mp.usp.br

De 3ª a domingo, das 9h00 às 17h00.
Ingressos: adultos R$4,00 e estudantes R$ 2,00
Entrada gratuita no 1º e 3º domingo de cada mês, menores de 6 anos e maiores de 60.


sábado, 15 de novembro de 2008

É amanhã!!

Amanhã, terá a 11ª Campanha Nacional Gratuita em Diabetes, de detecção, orientação, educação e prevenção das complicações.

Haverá testes, orientações e palestras.

Para os diagnosticados em Diabetes, haverá exame de vista, exame dos pés, exame bucal, testes de colesterol e medida de pressão.

Quando:

16/11/08 das 8 as 17 hrs

Onde:

Colégio Madre Cabrini
R Madre Cabrini, 36
V Mariana
Estação V Mariana do metrô.

Maiores informações nos telefones: 5549 6704 e 5572 6559
Ou pelo site: www.anad.org.br

Bjus e boa sorte no teste!! :)

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Diabetes e exercícios.



Diabetes é a falta ou insuficiência de insulina no sangue ou a incapacidade da insulina de cumprir sua função.

A insulina modifica a estrutura da glicose (açúcar), para esta conseguir entrar na célula e daí gerar energia para o corpo. Quando isso não acontece e ingerimos açúcares, ficamos hiperglicêmicos, ou seja, há aumento de glicose no sangue e isso causa distúrbios no metabolismo.

É uma doença crônica, ou seja, é para toda a vida e existem dois tipos: a do tipo 1 é quando a pessoa diabética é tratada com insulina (insulino-dependente), e a do tipo 2 é quando o pâncreas, órgão que produz a insulina, consegue produzir alguma quantidade, então, a medicação usada para o diabético tipo 2 tem por objetivo estimular este órgão a produzir insulina.

É comprovado cientificamente que pessoas que praticam atividades físicas moderadas diminuem consideravelmente as chances de ter diabetes e as que já têm a doença, diminuem em até mais de 2 vezes as chances de morrer por causa dela.

Pesquisadores do Cooper Institute of Aerobics Research, de Dallas, EUA, comprovaram que a atividade física aumenta a sobrevivência de pessoas diabéticas tipo 2.

De acordo com o trabalho, os diabéticos que não têm ou têm pouca atividade física apresentam uma probabilidade 2,1 vezes maior de morte do que os demais, porém, o risco de morte diminui à medida que melhora o condicionamento físico.

A recomendação é que diabéticos façam em média 30 minutos de atividade física moderada por dia, que pode ser acumulada em alguns dias da semana, ou seja, se você for usuário de uma academia, você pode fazer um programa de treinamento que inclua, por exemplo, 60 minutos de musculação, 30 minutos andando na esteira e 15 minutos de alongamento, 2 vezes por semana.

Tranqüilo, não é mesmo? O que? Nãããão? =P

Tá bom...Tá bom...Vamos lá!

Que tal 40 minutos de musculação, 20 minutos de bicicleta e 10 minutos de alongamento, 3 vezes na semana?

Agora tá fácil!!! rsrsrsrs

Mas não se esqueça. Faça isso depois, é claro, de consultar um médico antes de iniciar a programação de exercícios.

Bjs.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Posso comer depois do treino?


Pode não. Deve!

Após o treino seu corpo está quebrando substratos para obtenção de energia, e se não tiver carboidrato disponível ele quebrará proteína, ou seja, músculo.

É nessa fase, até uma hora depois do treino, que devemos ingerir carboidratos e proteínas, pois o corpo aproveita ao máximo as substâncias dos alimentos, aproveitando melhor a energia consumida e recuperando nossos músculos.

Uma boa pedida são as barrinhas. Existem basicamente quatro tipos: as de cereais, as de proteínas, as energéticas e as dietéticas.

As barras de cereais apresentam uma grande quantidade de fibras e carboidratos de rápida absorção pelo organismo, por terem essa grande quantidade de fibras, elas ajudam a baixar o nível de colesterol, combatem os radicais livres e ajudam a eliminar as toxinas. São ótimas como lanche, mas não são tão boas para serem consumidas durante o treino.

As barras energéticas têm uma menor quantidade de fibras e uma grande quantidade de carboidratos de cadeia longa que são absorvidos lentamente pelo organismo. Fornecem uma grande quantidade de energia diminuindo a fadiga e preservando sua massa muscular. É ideal para ser consumida durante os treinos.

As barras protéicas são ideais para o pós-treino, pois são ricas em proteínas e carboidratos, recuperando os músculos.

Existem também as barras ligth e diet. As barras light têm um baixo teor de gordura e de calorias. Elas são nutritivas e qualquer pessoa pode consumir essas barras, mas não são ideais para quem treina, devido ao seu baixo valor calórico. Já as diet, é para pessoas com restrição ao consumo de açucares, por isso é necessário atenção, pois, por causa da diminuição desse açúcar, muitas vezes elas possuem maior teor de gordura, sendo mais calóricas do que as barras similares normais.

Tome cuidado com a quantidade de barrinhas ingerida durante o dia. Elas são saudáveis, mas também têm calorias e não servem para substituir nenhuma refeição, como vejo muita gente fazendo por aí.

Um nutricionista irá indicar quantas delas você poderá comer, dependendo do seu treino e do seu objetivo.


Até !! ;)

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Terceira idade e musculação.







Alguns bons momentos na sala de musculação:
1 - Rodrigo, eu, Maurício e Marta.
2 - Raça, Adirson, Tide, Maurício e Rodrigo.
3 - Essa mais recente: Patrícia, Marcelo, Gabriel, Fábio e eu (tentando me equilibrar..rsrsrs).



O envelhecimento é um processo natural e gera muitas mudanças no organismo, dentre elas, a perda de massa muscular, a redução da densidade óssea e a diminuição do metabolismo.

Essas modificações fazem com que o organismo fique mais vulnerável e aumentam as chances de que a pessoa sofra problemas nas articulações, na coluna, doenças cardíacas, diabetes, hipertensão, obesidade, osteoporose e muitas outras doenças.

Porém, a prática de exercícios físicos regulares, associada a uma dieta equilibrada, é capaz de amenizar os efeitos do envelhecimento e prevenir doenças.

Eu sempre digo que nós não podemos parar de nos exercitar jamais e que nunca é tarde para começar.

A qualidade de vida entre idosos está diretamente ligada as suas atividades diárias,ou seja, conseguir pegar algo em lugar alto sem distender nenhum músculo, dar uma corridinha sem perder o fôlego, sentar-se no chão e conseguir se levantar sem ajuda, abaixar-se para pegar algo e levantar-se sem dor, levar um tombinho e não quebrar nenhum osso, enfim, ser independente!

A musculação, na minha opinião, é a atividade mais completa para se manter essa qualidade de vida, porque é o exercício mais eficaz no combate da osteoporose, cada praticante faz no seu rítmo e utiliza a carga que mais lhe convém respeitando a individualidade biológica de cada um, aumenta muito o metabolismo evitando a obesidade, afinal, um corpo musculoso precisa de muito mais energia para se manter do que um corpo sem massa muscular.


Agora só resta procurar uma sala de musculação e um profissional habilitado para as suas aulas!

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Pedra Grande Cantareira.







1 - Caminhando até o Lago das Carpas...
2 - Alexandrino, Fernando e Bruno, prontos para o lanchinho... =D
3 - Eu e Bruno na Pedra Grande...
4 e 5 - Vista da cidade.


Minha dica dessa semana é ir caminhar no Parque Estadual da Cantareira, no Núcleo Pedra Grande.

São quase 10km, e tem bastante subida, portanto, não é nada fácil.

É necessário um pouco de preparo físico, mas, do alto da Pedra Grande se tem uma vista maravilhosa da cidade de São Paulo, que faz valer cada gota de suor.

Existe uma pequena infra estrutura no parque.

No Lago das Carpas tem banheiros,(existem outros dois: um na entrada e outro perto da Pedra Grande; são limpos e bem cuidadinhos), parquinho para as crianças e lugar para pic-nic. Aliás, leve água e um lanche, porque não existe lanchonete nem restaurante dentro do parque.

A caminhada dá mais ou menos 3 horas, dependendo do rítmo, claro, e no caminho encontramos um bando de macacos bugios brincando nas árvores, portanto, um certo silêncio também faz parte do passeio, que é pra não espantar os bichos.

O ingresso custa R$2,00 por pessoa, sendo que crianças até 10 anos e maiores de 60 não pagam e funciona das 8h00 às 17h00, mas é bom chegar cedo, já que existem pouquíssimas vagas de estacionamento. É proibido levar churrasqueira, bola, instrumento musical ou aparelho sonoro, pipa e animal de estimação.

Antes de ir acesse o site: http://www.iflorestsp.br/cantareira/index.htm - aqui tem telefones e maiores informações.

Acesso pela marginal Tietê até Av. Eng.º Caetano Alvares, (edifício do jornal "O Estado de São Paulo"), seguindo pela Av. Santa Ignês, Av Luís Carlos Gentille de Laet , no cruzamento entrar à esquerda seguindo a Rua do Horto até o nº 1799.

domingo, 5 de outubro de 2008

Museu do Futebol






Fotos:
1 - Eu e o Pelé.
2 - Meu tio Samuel, minha tia Dolores, eu e o Pelé.
3 - Nos tótens com imagens que marcaram cada Copa.
4 - Comemorando o gol!
5 - Um brinde ao passeio! Samuel, meu pai, eu e Dolores.


Na quarta-feira, dia 01/10, fui ao Museu do Futebol com o meu pai e meus tios da Venezuela que estavam passeando por aqui.

Fiquei surpresa pela alta tecnologia usada, pela educação dos funcionários desde a bilheteria até os monitores e claro, pela própria exposição.

Muitos sabem que não sou muito ligada a futebol, sou daquelas que só assiste aos jogos na Copa do Mundo, por isso fiquei admirada pela quantidade de peças e salas.

O ingresso é baratinho...R$ 6,00 a inteira, R$ 3,00 para estudantes e maiores de 65 anos e o estacionamento, que fica no próprio Estádio do Pacaembu, é de zona azul.

Bom, digo à vocês que valeu cada centavo!

Lá eu vi a exposição do Pelé, que ficará no Museu só até Dezembro (portanto corra), brinquei com jogos computadorizados e pebolim, assisti a um filme 3D, ouvi a narração dos gols nas Copas com os radialistas da época, vi fotos e peças antigas e mais uma infinidade objetos. Tem também uma loja e uma lanchonete.

O Estádio do Pacaembu (nome oficial: Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho), fica na Pça Charles Miller, s/nº.

Até nosso próximo encontro! :D

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Emagreça comendo!!! =D


hahahahaha...Comi demais...
Não façam isso!!!
Pô...mas era Ano Novo...aí pode, né?








Calma!!! rsrsrsrs

Essa não é mais uma propaganda de algum shake milagroso.

É que logo após um esforço, seu corpo precisa repor as reservas de carboidratos e como ele não sabe quando você irá comer novamente, por proteção, ele diminui o metabolismo, diminuindo a queima de gordura.

Esse mecanismo vem de tempos remotos, quando o corpo precisava economizar energia pela escassez de comida.

Então, se ficarmos sem comer, o que seu corpo usa como fonte de energia? Músculos.

Mas se você come, você repara os músculos desgastados com o treino e quanto mais músculos você tem, mais alto fica seu metabolismo, pois são eles, os músculos, os maiores consumidores de energia que temos.

Outro fator importante é que continuamos a queimar gorduras após o término dos treinos, mas só se tivermos carboidratos disponíveis..

Portanto coma, mas é claro, com cuidado na quantidade e na qualidade dos alimentos.

Bom fim de semana!!

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Encerramento dos Jogos Paraolímpicos.


Olá!! =)

A cerimônia de encerramento dos Jogos Paraolímpicos de Pequim foi hoje, às 9hrs. Foi uma cerimônia breve, mas muito bonita.

Os chineses realmente se superaram em todas as cerimônias de abertura e encerramento, tanto nas Olimpíadas quanto nas Paraolimpíadas. Acho que vai ser difícil superá-los nas próximas cerimônias em Londres.

Ficamos em 9º lugar!! =D

Foram 47 medalhas no total, sendo 16 de ouro, 14 de prata e 17 de bronze.

Nos Jogos Olímpicos ficamos em 23º, com 15 medalhas no total, sendo 3 de ouro, 4 de prata e 8 de bronze.

O que falar sobre isso?

Será que ser atleta no Brasil é mais difícil que ser paraatleta? Será que nossos atletas com deficiência são mais determinados? Será que a superação de um paraatleta é maior que a de um atleta?

Isso eu acho que sim...

Afinal, eles têm que vencer preconceitos às vezes da própria família e obstáculos, como a falta de infra-estrutura em tudo, nas ruas, cinemas, parques, restaurantes e no próprio esporte. Eu, por exemplo, nunca vi aqui perto de casa, nenhum esporte oferecido à deficientes e eu moro ao lado do Instituto Padre Chico para deficientes visuais.

Mas acho que estamos no caminho certo, discutindo, indagando e de certa forma, cobrando uma melhoria de vida para todos.

Eu quero aproveitar e agradecer por todas as respostas que tive na minha última postagem. Fiquei emocionada em saber que meu blog anda viajando muito longe por aí e me senti mais responsável por ele. Também quero pedir desculpas à todos por uma informação errada que postei aqui em 04/09.

Disse que o Brasil esteve em em 1º lugar nas Paraolimpíadas em Atenas, mas me enganei. Antes das Paraolimpíadas começar, quase não havia sites falando no assunto e eu confesso que não me lembrava das classificações do Brasil nos Jogos Olímpicos e nem Paraolímpicos de 2004, então colhi informações erradas.

Mas acredito que estarmos em 1º lugar nas Paraolimpíadas não esteja assim tão longe de ser alcançado.

Mais uma vez, minhas humildes e sinceras desculpas. Acho que quero tanto acreditar num Brasil mais justo para todos que nem sequer pensei que tal informação pudesse estar errada...Afinal, eu não sou e nem quero ser perfeita... ;)

Bjs

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Desabafo %$#@# =(

Olá!

A Márcia, (leia o comentário no assunto da semana passada), me mandou uma pergunta sobre as Paraolimpíadas e resolvi passá-la à todos.

A pergunta é:

"...será que o Brasil tem algum incentivo para os atletas ou vai na raça mesmo?"

A resposta é sim, mas o incentivo é igual à todos os atletas, seja ele paraolímpico ou não.

São R$2500,00/mês durante um ano.

Eles devem preencher alguns critérios para terem direito à bolsa, que é ser maior de 14 anos, não ter qualquer outro patrocínio, ser filiado a uma entidade da sua modalidade esportiva.

Dos 188 atletas que estão disputando as Paraolimpíadas, 73 deles estão no programa de bolsa.

Acho até um bom incentivo, afinal, quantos brasileiros ganham R$2500,00/mês?

Péssimo incentivo é o que "nós" damos aos nossos paraatletas.

Nas Olimpíadas tinhamos 2 canais pela tv aberta transmitindo aos jogos e 6 canais em tv paga. Nas Paraolimpíadas existe apenas UM canal transmitindo aos jogos pela tv paga e NENHUM canal transmitindo na tv aberta.

Ora, a Bandeirantes não se autonomina o canal do esporte? E os canais pagos? Eu pago!! Eu quero uma overdose de jogos como eu tive nas Olimpíadas!! Eu exijo!!

Que porcaria de jornalismo é esse que fica reprisando mil vezes o jogo de futebol do Brasil (Brasil x Bolívia), na hora dos jogos Paraolímpicos? Por que não transmitem todos os jogos paraolímpicos?

Me explica alguém, por favor?

Porque?

Eles não representam nosso País? Eles não são nossos irmãos? Eles não vestem, e quando digo "vestem", é vestir no sentido patriótico, a camisa verde-amarela? Eles não nos dão orgulho? Eles não nos emocionam com suas medalhas, conquistas e superações?

Me desculpe os bons jornalistas, e sei que existem muitos, mas a grande maioria é um bando de hipócritas que contribuem e muito para estarmos vivendo nesse país caótico. Vocês começam um assunto e nunca terminam, a gente nunca sabe se alguém foi punido porque não é divulgado, vocês não terminam a notícia!!! É um escândalo atrás do outro e ficamos sem respostas!!!

Aí eu me pergunto:

Nosso país não tem justiça ou não tem informação?

O que adianta apontar o erro e lucrar muito com ele, mas não repassar à população o desfecho?
É que não deve dar lucro para as emissoras esse tipo de notícia...Só pode ser!
Como pode alguém ter em mãos um poder tão grande, que é o poder da distribuição da comunicação e usá-lo de forma tão medíocre?

Eu não entendo.

Por favor, ajudem-me, será que estou errada?

Me dêem um outro ponto de vista, me faça mudar esse meu pensamento porque a minha vontade, quando vejo todas essas injustiças, é de largar tudo.

Desculpem o desabafo e em protesto, não coloco nenhuma foto nesse meu assunto de hoje.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Jogos Paraolímpicos



Você já ouviu falar nos Jogos Paraolímpicos?

A primeira versão desses jogos foi em 1960, em Roma. Organizada pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), participaram apenas os atletas de esgrima, basquete, atletismo, arco e flecha e tênis de mesa.


Hoje em dia, os Jogos Paraolímpicos já são organizados pelo Comitê Paraolímpico Internacional (CPI), com 20 modalidades esportivas.

Este ano estão inscritos mais de 4000 atletas e entre eles 188 brasileiros divididos em 17 esportes.

Estamos com a 4a maior delegação, atrás da China, Estados Unidos e Grã-Bretanha.

E quem disse que nós não temos nosso Michael Phelps?

Sim...É ele...Clodoaldo Silva, o "Tubarão Olímpico", como ficou conhecido nas piscinas dos Jogos de Atenas, ganhou 6 medalhas de ouro, uma de prata e quebrou 4 récordes mundiais, além de ter sido eleito o melhor atleta paraolímpico do mundo pelo CPI em 2006!!!

E pasme...

Sabe quem ficou em primeiríssimo lugar no quadro de medalhas?

Nós!!! =D

Com 228 medalhas...Sendo 83 ouro, 67 prata e 77 bronze!!! O Canadá ficou em 2o lugar com 112 medalhas e os Estados Unidos em 3o com 117.

Tudo é adaptado para cada tipo de deficiência...Regras, quadras, equipamentos...

Agora me diga: existe melhor forma de integração e inclusão social do que esta?

Existe melhor forma de provar ao mundo que somos todos capazes?

Acho que não... =)


Então, não perca!!!
Cerimônia de Abertura das Paraolimpíadas China 2008.

Neste sábado, 06/09 das 9 às 12hrs.


Se você quiser saber sobre os tipos de deficiência física dos nossos atletas, acesse o site:

www.china2008.inf.br

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Cerimônia de encerramento.


Pois é...

Tudo que é bom um dia acaba, e os Jogos Olímpicos 2008 acabam nesse fim de semana. =(

A cerimônia de encerramento é nesse domingo, dia 24/08 as 9hrs, mas é bem provável que só será transmitida pela tv paga, pois ainda não se sabe se a tv aberta dará preferência à Fórmula 1, que, coincidentemente será no mesmo horário.

Quero deixar meus parabéns à todos os atletas, medalhistas ou não, por representarem tão bem o Brasil, país que infelizmente não dá valor à educação, pois se desse, estaríamos disputando com a China e os EUA os primeiros lugares no quadro de medalhas.

Até a próxima!!

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Sedentarismo

O estilo de vida sedentário é uma importante causa indireta de morte, doença e incapacidade.

Um estudo da OMS (Organização Mundial de Saúde), afirma que esse é uma das 10 principais causas mundiais de morte e incapacidade.

Mais de dois milhões de mortes por ano são atribuíveis à inatividade física.

As estatísticas mostram que entre 60% e 85% dos adultos simplesmente não são ativos o suficiente para beneficiar a própria saúde.

Estilos de vida sedentários aumentam todas as causas de mortalidade, dobram o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e substancialmente aumentam os riscos de câncer de cólon, pressão alta, osteoporose, depressão e ansiedade.

Para sair do sedentarismo, a OMS recomenda 60 minutos de exercícios físicos diários, mas não precisam ser feitos de uma vez só e não são necessariamente “exercícios”, isto é, pode ser uma caminhada de 15 minutos de manhã, 15 minutos depois do almoço, subir escadas ao invés de elevador, dançar, ou seja, o que você precisa é manter a idéia que durante 1 hora você deve movimentar seu corpo e que você tem o dia inteiro para isso!


Agora ficou fácil, não é verdade?



bjs :)

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Olimpíadas =D


Esse é o Mauro, meu irmão, que esteve na China em 2005.

Ele está em frente a um relógio que conta quantos dias faltam para começar as Olimpíadas.
Fica na Praça Celestial, onde estão instalados vários prédios do governo.

Não dá pra ver a contagem regressiva porque o relógio está apontado para o oeste, ou seja, para o Ocidente, onde o sol se põe.
Será que os chineses querem dizer alguma coisa com isso?





Olá!!

É amanhã a abertura dos Jogos Olímpicos!!

Foi difícil achar o horário, consegui achar em um site da Abril (www.abrilempequim.com.br), e será as 9hs. Se bem que uma aluna minha, a Carla, me deixou na dúvida. Ela me perguntou se não seria as 8h08m08s do dia 08.08.2008... Bem, é capaz que seja sim, afinal os chineses não fazem nada por acaso.

Por via das dúvidas deixarei o vídeo programado pras 8hs porque não quero perder nadinha. =D

Só pela demonstração que os chineses deram na festa de encerramento dos Jogos Olímpicos em Atenas há 4 anos atrás, acho que vai ser imperdível esse ano. Na minha opinião, eles ofuscaram a festa !!!

Bjs!!

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Saltos altos




Minhas primas Beatriz, Sônia, nosso camareiro Luis e eu, no navio rumo à Bahia...Abusando dos saltos altos, mas só de noite...rsrsrrs




Trabalhar o dia inteiro em pé já é difícil e é muito mais se você gostar de um belo sapato de salto alto.

Dores nos pés, nas pernas e nas costas são comuns.

Felizmente na maioria das vezes uma boa noite de sono já faz com que seus pés e pernas desinchem, mas andar com sapatos desconfortáveis, por exemplo, os de bico muito fino que apertam os dedos ou muito apertados ou muito altos, pode causar deformidades como calos, joanetes (se bem que nesse caso a predisposição genética é o que conta mais), unhas encravadas, tendinites (que são inflamações nos tendões), e dores musculares.

Quando se usa salto se altera a posição do corpo. Os músculos da parte posterior da perna, o sóleo e o gastrocnêmio, que são as famosas “batatas da perna”, ficam encurtados, e em contrapartida, os músculos da parte anterior ficam alongados modificando a superfície de apoio dos pés.

Quanto mais alto o salto menor a superfície de apoio e o peso do corpo cai sobre os dedos dos pés causando dores e calos.

Uma superfície de apoio menor também causa um maior desequilíbrio, fazendo com que haja uma maior probabilidade de quedas e torções.

Uma boa dica para que você não sofra tanto e nem desista de seus maravilhosos sapatos de salto alto é usá-los intercalados com sapatos mais confortáveis de saltos mais baixos, assim há um descanso para seus pés e pernas.

Como se vê, tudo na vida é equilíbrio, até no uso de seus sapatos!

Até a próxima!! :)





quarta-feira, 23 de julho de 2008

Treinar em jejum? NUNCA!


Minhas orquídeas estão bem nutridas!!

rsrsrsrsrs

:)


Estou pedindo...não, pedindo não...estou implorando para que vocês nunca, jamais em tempo algum venham treinar em jejum.

O que acontece quando a gente acaba de acordar?

Estamos muitas horas sem comer e o seu corpo interpreta como “cuidado – escassez de comida – economize suas energias – economize gorduras”.

O que? Gordura? Socorro!

Sim, isso mesmo, significa que ele vai diminuir seu metabolismo, ou seja, se estiverem em jejum, vocês vão se matar uma hora na esteira e vão queimar muito menos calorias do que se tivessem tomado um bom café da manhã.

O efeito também é contrário se vocês forem treinar musculação, porque sem o carboidrato, o corpo começa a utilizar a proteína como fonte de energia, opa, mas o objetivo da musculação é o aumento da proteína corporal!

Com a falta de carboidratos (que são as frutas, pães, cereais...), vocês ficam sem energia para as atividades físicas diminuindo quantitativamente e qualitativamente o nível de esforço do treinamento, ou seja, vocês não rendem!

Então, mais uma vez, coma carboidratos após acordar e assim você queima gordura após comer e não diminui sua massa muscular.


quinta-feira, 17 de julho de 2008

Novo aparelho: KINESIS









Na primeira foto, o prof Celso no aparelho alfa de pegada média.

Na segunda e na quarta foto, o prof André nos aparelhos beta e delta, de pegadas inferior e com apoio.

Na terceira foto, o prof Tide no aparelho gama de pegada superior.

Obrigada meninos!!! =)


Acabei de fazer um curso em um novo aparelho...O Kinesis.

Ele consiste em 4 blocos. O alfa, com pegada média, o beta, com pegada inferior, o gama, com pegada superior e o delta, que vem com um rolo de proteção. (veja as fotos)

O diferencial neste conjunto de aparelhos está no sistema de cabos e roldanas. Eles permitem que você faça qualquer tipo de exercício, em qualquer plano. A roldana gira em todos os sentidos e isso te dá liberdade de movimento nunca antes visto em qualquer outro tipo de aparelho.

Você consegue trabalhar força, flexibilidade, postura, equilíbrio e estabilidade.

Estou treinando neste aparelho para entender todas suas possibilidades dentro do limite de segurança, claro.

Trarei mais informações pra vocês em breve!!!

Aguardem!!! =D

sábado, 12 de julho de 2008

Grávidas podem praticar exercícios físicos?














Essa é a Sara, minha amiga e professora de dança. Ela está grávida de 8 meses nessa foto e não parou de se exercitar. Agora falta pouco para a vinda do Antony!!


A resposta é sim e não. Vou explicar:

Existem sim algumas contra-indicações para a prática de atividades físicas para gestantes, como aquelas que apresentam deslocamento de placenta, história de trabalho de parto prematuro (contrações uterinas), hipertensão, sangramentos, etc.

O importante é que o obstetra responsável por esta gestante, avalie e libere a paciente para a prática de atividade física.

Feito isso, mãos à obra!

Todas as gestantes que não apresentarem contra-indicações podem e devem ser estimuladas à prática de exercícios de força e condicionamento físico.

A musculação é ideal para gestantes, pois se tem segurança na execução dos exercícios feitos em aparelhos onde a postura e as cargas são totalmente adequadas ao estado e condicionamento físico de cada uma. Já no trabalho aeróbio, deve se tomar cuidado com a freqüência cardíaca, que não deve ser muito elevada.

Portanto, não comece um trabalho sem orientação individual e profissional nunca!

Os exercícios físicos praticados durante a gravidez evitam o ganho de peso excessivo, reduzem o estresse cardiovascular, estimulam a boa postura, previnem dores na coluna, o diabetes gestacional, melhoram a auto-estima, favorecem o trabalho de parto e facilitam na recuperação pós-parto. Além de todos esses benefícios, deixo bem claro que a prática de exercícios moderados durante a lactação não afetam a qualidade, nem quantidade de leite ou o crescimento do bebê.

Até a próxima!!


segunda-feira, 30 de junho de 2008

Ética

Olá!!

No mundo contemporâneo, vivo esbarrando em empresas e pessoas sem ética. Fico abismada com a falta de respeito das empresas e pessoas para com os profissionais. Não só os profissionais em si, mas para as pessoas como indivíduos que sentem e pensam.

Então, eu fiquei pensando...Afinal, o que é ética?

Nas pesquisas que fiz descobri que ética é sinônimo de moral. É um conjunto de regras que o indivíduo faz e tenta cumprir para poder viver em sociedade e ser aceito por ela. É o bem contra o mal. É o que todos deveriam ter, mas, infelizmente, poucos conseguem seguir.

Aristóteles dizia que para o indivíduo atingir a felicidade ele teria que ter um equilíbrio de bens...É necessário ser aceito pela sociedade e ter até um certo grau de importância e influência (e aqui entra a ética), ter uma certa quantidade de dinheiro, amigos, comida e bebida, saúde e tempo para o lazer, ou seja, sem ética, ninguém é feliz.

Acredito que se as pessoas se pusessem umas nos lugares das outras, o mundo teria mais ética.

Seu empregado é contratado para fazer tarefas que são previamente discutidas, não o trate como escravo. Ele não deve pegar a roupa suja que está no chão, nem catar o seu rastro de lixo. Se você contratou um especialista, deixe que ele trabalhe, não interfira. Não há mal nenhum em não saber sobre tudo, aliás, o aprender é que nos mantém vivos.

Respeite e seja respeitado.

Haja como se fosse agir com você. Fale como se fosse falar para você.

Sei que é difícil, mas acredito que isso é um treino constante e como eu sempre digo, tudo nessa vida é treino.


Até!!


Obs: este é o e-mail que recebi da Márcia, minha irmã. Colei ele aqui porque achei importante a complementação. O que vocês acham?

Oi Mô, acho que está bem legal - um puxão de orelha bem dado... se eu puder complementar... a moral (ou ética, com o sentido que é usado hoje em dia) deve ser ensinada na eduçação que hoje em dia, infelizmente, está em baixa - e não é só no Brasil não - tem gente mal educada na Europa também... eu que o diga!

Bjs.

Márcia




segunda-feira, 23 de junho de 2008

É festa no arraiar pessoar!! hahahaha =D


Essa aí do lado sou eu mesma, na versão caipira...hahahaha...E a outra foto, é do arraial da minha família, que acontece todos os anos...Além das comidas típicas, a gente dança quadrilha e se diverte muito!! Meu tio, o Luiz Antônio, por exemplo, tá queimando o bumbum na fogueira!! De papel!! hahahaha




Bas tarde pessoar!!!

Bem, hoje falarei sobre as festas juninas. É uma delícia participar de um arraial, não é mesmo? Pipoca, quentão, milho, amendoim...hummmmm...Ainda mais com esse frio de lascar!!

Infelizmente trago um assunto muito chato de ser lembrado nessas horas...as calorias dessas delícias. A maioria delas são bem calóricas, mas a gente pode comer com moderação!! Não precisa comer um monte de paçoca, nem comer o bolo de milho inteiro...Saboreie um pedaço, coma com tranqüilidade, sem pressa, mastigue bem os alimentos e prefira porções menores.

Se você se animar a dançar quadrilha, aí já dá pra comer um pouquinho mais!

O frio também ajuda a queimar um pouco mais de calorias (eu tô tentando ajudar, vocês tão vendo.. rsrrsrs).

Pra você conseguir se controlar, coloquei abaixo as calorias de alguns pratos típicos:

A pipoca (sem manteiga, né?),1 saquinho médio tem 100 cal.

O arroz doce (o da minha mãe é bão), mas 1 xic chá tem 328 cal (ai...esse aí pesa, né?)

Bem, vamos pro pinhão...quem sabe melhora...1 xic chá tem 198 cal, mas pelo menos é bem saudável!!.

1 colher sopa (olha a miséria, é só pra experimentar mesmo) de canjica tem 40 cal.

Pé-de-moleque, umzinho só são 88 cal e a paçoca, umazinha só também, tem 114 cal.

Uma pamonha quentinha tem... chore... 381 cal (buáááá), mas o milho cozido tem 132 cal (eeee =D),e tem muita fibra!!

Uma fatia de bolo de milho tem 264 cal e uma xic chá de curau tem 274 cal.

O quentão, que não pode faltar, tem 280 cal em 100 ml.


Aiiii...chega né?


Espero não ter estragado a festa junina de vocês...Mas, brincadeiras à parte, eu sei que vocês estão cansados de ouvir isso de mim, mas não custa repetir...Tudo na vida é equilíbrio, e se você achou que deu uma exageradinha na festa, no dia seguinte vai fazer uma atividade física, assim fica tudo empatado.

Bjs juninos!! (sem balões e cuidado com os fogos!!)

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Palestra de Alongamento


Olá!!

Sábado passado, dia 07/06, dei uma palestra sobre alongamento no Teatro Centro da Terra.


Pra quem se interessar, deixo o "esqueleto" da palestra aqui...Tem um exercício para cada grupo muscular, está bem simples e fácil de entender, mas qualquer dúvida mande-me uma mensagem!

Bjs.

Objetivos do Alongamento

  • Relaxamento da musculatura
  • Melhoria da postura
  • Evitar lesões

Para alongar-se é necessário:

  • Permanecer parado na posição
  • Manter-se na posição por no mínimo 10 segundos e no máximo 1 minuto
  • Fazer os exercícios por, no mínimo, 2 vezes por semana

Os exercícios de alongamento estão no link abaixo:

http://picasaweb.google.com/mauroberimbau/PalestraM?authkey=538ZYc0V1pc


quinta-feira, 5 de junho de 2008

Torneio de Kung Fu


Essa é a família artes marciais...
O Mauro, professor de kung Fu.
A Márcia, faixa marrom de karatê.
E eu ...Faixa verde no Karatê e praticante de Kung Fu.
Essa família não é mole não...rsrsrsrs



Olá!!

Nesse fim de semana, dias 07 e 08 de junho, haverá um campeonato internacional de Kung Fu.
É o Brazil Iternational Kung Fu Championship Tournament.

Esse campeonato está sendo organizado pela TSKF (www.tskf.com.br), que é uma rede de academias de Kung Fu estilo Louva-a-Deus.

Há muitos anos não vou à campeonatos de artes marciais, na realidade, desde que eu tinha 15 anos e praticava Karatê com a minha irmã, a Márcia. Me lembro que a maioria dos praticantes eram homens e que os campeonatos aconteciam aos gritos de "sangue" da platéia.

Bem, confesso que foi um tanto traumatizante, mas agora, depois de anos (não direi quantos...rsrsrsrs), será que alguma coisa mudou? Acredito que sim.

O negócio é ir lá e conferir!!

Será no Ginásio do Ibirapuera a partir da 10hrs e a entrada é gratuita.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Parada do Orgulho Gay


Oi!!

Ontem, domingo dia 25/05, tivemos a Parada do Orgulho GLBT aqui em São Paulo. A cada ano que passa, mais pessoas lotam a Paulista em protesto ao preconceito, ao assassinato de homossexuais, ao direito de uma vida justa e igual para todos.

Para quem foi, além de compartilhar dessas e outras idéias e dizer não ao preconceito, se divertiu muito e ainda de quebra, gastou muitas calorias!


Você sabe quanto se gasta em média, pra uma pessoa que pesa 70kgs ficar em pé assistindo à Parada por 1 hora? Veja bem, só por 1 hora!!! Por volta de 110cal.
E andar atrás do trio elétrico? 336 cal/hora!!!
Se for dançar atrás do trio então...nossa!! Aí já passa para 437cal/hora!!!


Essa é minha homenagem ao mês da diversidade sexual. Somos todos iguais, seja você homossexual, lésbica, branco, negro, amarelo, azul, roxo, gordo, alto, loiro, cabeludo, sei lá mais o quê.


Ah!!! E aproveitando, eu quero desejar ao George Takei, o Sulu, da série Jornada nas Estrelas, a série mais legal do mundo, (rsrsrsrs... Eu sou muito fã...Deu pra perceber?), que irá se casar com seu namorado, parceiro há mais de 20 anos, na Califórnia (EUA) uma vida longa e próspera!!


Bjus!!


Se você se interessou pela contagem de calorias, acesse esse site e veja que fácil calcular!!

http://www.nutriweb.org.br/n0201/gasto.htm



quarta-feira, 21 de maio de 2008

Banana não cura cãimbras!


Tô diferente, né? É porque hoje a foto não é minha!!

Enganei vocês!! hahahahaha

Essa é a minha amiga Tânia. Ela é nutricionista, me ajuda nas minhas dicas sobre nutrição e cuida de muitos dos meus alunos. (*)

Primeiramente vou explicar de forma bem simplificada o que é uma cãimbra.

A cãimbra é uma contração involuntária do músculo que é causada por grandes perdas de sódio e água, ou seja, suor.

Então, o que devemos fazer para evitarmos as cãimbras? Devemos nos hidratar.

A banana é ótima repositora de potássio e carboidratos, mas ao contrário do que muita gente pensa, não é a falta de potássio que causa as cãimbras, mas sim do sódio, assim, quando existe um desequilíbrio desse mineral, qualquer tensão ou movimento brusco pode causar uma cãimbra.

Para preveni-las é necessário uma boa hidratação antes, durante e depois dos exercícios, se você suar muito, vale a pena ingerir bebidas isotônicas, depois, reponha os sais através de uma refeição adequada (aí é bom conversar com um nutricionista) e finalmente descanse após o treino.

Agora, se a cãimbra aparecer mesmo assim, você pode se alongar ou se massagear. Isso vai aliviar a sua dor.


Bom feriado!! :=)




(*) Tânia Campello é nutricinista formada desde 199 7 (Faculdades Integradas São Camilo),
tem vários cursos na área, inclusive de Nutrição Desportiva, e é Personal Diet.

Contato: taniacampel@hotmail.com